O defensor, líder em desarmes e acerto de passes no elenco, cruzou 10 vezes a bola na área na última partida pelo Campeonato Brasileiro

MRN Informação | Bernardo Moreira – Twitter: @bemofx

Filipe Luís é um dos grandes pilares do elenco comandado por Domènec Torrent. Grande parte da moral que tem se dá por sua regularidade em campo e instinto de liderança. Das últimas três partidas, contra o Goiás foi a que o Flamengo mais cruzou bolas na área. Foram 42 cruzamentos durante todo o jogo, 21 só dos laterais. O lateral-esquerdo tentou 10 cruzamentos, com dois acertos. Já Matheuzinho alçou 11 bolas, com êxito somente em três.

Leia também: É matemática! Flamengo é o favorito ao título brasileiro

A situação foi bem diferente das duas vitórias anteriores, contra Vasco e Sport, nas quais os laterais tentaram ao todo nove cruzamentos. Durante o período em que os convocados para as Eliminatórias da Copa atuavam por suas seleções, Filipe foi muito exigido enquanto o Flamengo enfrenta uma carga pesada de jogos que termina hoje contra o Bragantino. Será a segunda partida jogada em 48 horas.

Filipe Luís, que foi o segundo jogador com maior nota do elenco na última terça-feira (13), cumpre suspensão quando o Rubro-Negro enfrenta o Red Bull Bragantino por ter tomado o segundo cartão amarelo contra o Goiás. O lateral é o líder de desarmes no Flamengo, com 24, e também é quem mais acerta os passes no time com média de 89,33% segundo o SofaScore. Não à toa Filipe, em 10 dias, jogou quatro partidas.

O desgaste do elenco ficou mais evidente na última partida, quando saiu atrás no placar na virada contra o Goiás. A ausência de um jogador mais centralizado na parte ofensiva do time durante o jogo forçou os jogadores a buscarem as laterais do campo, já que Michael tinha espaço e velocidade nos cantos mesmo não sabendo aproveitar as oportunidades e Gerson não conseguia furar a marcação do adversário pelo lado direito.

Veja: Diego Alves sente joelho e é desfalque contra o Bragantino

Três dias antes do confronto contra o Goiás, o Flamengo enfrentou o Vasco no clássico em São Januário. Na ocasião, o Rubro-Negro venceu por 2 a 1 de virada e a eficiência da zaga foi providencial para a busca pelos três pontos. O primeiro gol dos cruz-maltinos saiu de um passe errado de Bruno Henrique que impulsionou um contra golpe fatal, Filipe Luís errou na marcação e o passe de Cayo Tenório encontrou Talles Magno na boca do gol. A partir dali, a defesa rubro-negra teve que se acertar e se postou firmemente durante o resto do jogo.

O treinador Domènec Torrent já havia avisado que usaria um time totalmente diferente do que foi a campo, priorizando a recuperação física dos atletas. Com Éverton Ribeiro provavelmente de volta hoje no Maracanã às 20h para o confronto com o time paulista, o Flamengo pode vir a ser líder caso vença.

O Flamengo encara o Reb Bull Bragantino nesta quinta-feira (15), às 20h, no Maracanã.

Gostou desse conteúdo? Nós acreditamos ser possível falar sobre o Flamengo com qualidade. Se você também acredita, clique aqui e torne-se apoiador do MRN.