26.1 C
Rio de Janeiro
sábado, janeiro 16, 2021

“Maradona, o Flamengo te ama, hoje e sempre”; entenda o contexto da faixa exibida em 1991

Antes de partida disputada na Bombonera, contra o Boca Juniors, Flamengo exibiu faixa com os dizeres “Maradona, o Flamengo te ama”

Em 1991, um incidente chocou a Argentina. Diego Armando Maradona, ídolo do Boca Juniors, era preso por porte de drogas. O craque foi detido em Caballito, bairro de classe média, localizado em Buenos Aires. Sua prisão gerou comoção tremenda no país. Todos os veículos de notícias narravam o passo a passo, desde o momento em que Maradona foi algemado, até a sua liberação. E o Flamengo fez parte desse momento.

Faixa dedicada a Maradona passou a ser usada por organizada do Boca

Em 1991, o Mais Querido viria a enfrentar o Boca Juniors, pela Libertadores. Após ganhar o jogo de ida por 2 a 1, no Maracanã, era vez de encarar a pressão da Bombonera. Apesar da eliminação que veio por conta do revés sofrido pelo placar de 3 a 0, um fato marcou aquele dia. O time do Flamengo entrou em campo, se solidarizando com a fase vivida por Maradona. A faixa “Maradona, o Flamengo te ama, hoje e sempre” foi estendida pelos jogadores.

Posteriormente, a maior torcida organizada do Boca, a La 12, passou a usar essa faixa, como uma forma de demonstrar apoio e devoção ao seu ídolo. Nove dias antes de sua prisão, Maradona havia feito sua última aparição pública. E ela aconteceu justamente num jogo dos Xeneizes, diante do Corinthians. Na ocasião, os brasileiros foram derrotados por 3 a 1.

Prisão de Maradona gerou insatisfação no povo argentino

O contexto da prisão de Maradona explica o porquê da população argentina ficar enfurecida com o encarceramento do ídolo nacional. Na época, o governo do Presidente, Carlos Menem, era investigado por conta do Yomagate, escândalo de lavagem de dinheiro proveniente do tráfico de drogas. Com isso, entendeu-se que a detenção do jogador foi feita para funcionar como cortina de fumaça.

Maradona ficou preso até pagar sua fiança. Todo esse caos aconteceu um mês depois de ser sentenciado a cumprir 15 meses de suspensão por doping por cocaína. O craque alegou que essa pena seria uma forma da federação italiana se vingar dele. El Pibe foi peça-chave para que a Argentina eliminasse a Azzurra da Copa do Mundo de 1990, realizada na própria Itália.

Gostou desse conteúdo? Nós acreditamos ser possível falar sobre o Flamengo com qualidade. Seja nosso apoiador!

Créditos da imagem destacada no post e nas redes sociais: Divulgação

Notícias do Flamengo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisement -

Blogs