Nesta terça-feira (19), a aguardada lista de indicados ao Grammy Latino 2023 foi finalmente anunciada. Nesse sentido, mais de 20 artistas brasileiros figuraram nas indicações da premiação mais relevante da música. Entre eles, os rubro-negros Mumuzinho, Marília Mendonça e Caio Luccas, fazem parte da lista do Grammy.
Em contrapartida, outros torcedores do Flamengo de carteirinha foram esquecidos pela premiação e deixaram os fãs “na bronca”. Esse, por exemplo, é o caso da cantora Ludmilla, que vem se destacando no cenário musical brasileiro. A rainha da Favela, no entanto, já ganhou troféu do Grammy Latino no ano passado com o álbum “Numanice #2”, assim como outros quatro rubro-negros. Relembre:
Leia mais: Gabigol aparece em show de Ludmilla e canta hino do Flamengo
Xuxa
Rainha dos Baixinhos, Xuxa é torcedora declarada do Flamengo. Além disso, a cantora kids também é um fenômeno no mundo da música, onde já ganhou dois prêmios importantíssimos do Grammy Latino. Em 2002, Xuxa levou para casa o “melhor álbum infantil” com “Xuxa só para Baixinhos 2”. No ano seguinte, a rubro-negra ganhou na mesma categoria, mas com o disco “Xuxa só para Baixinhos 3 – Country”.
Hebert Viana
Assim como Xuxa, Hebert Vianna é outro flamenguista e vencedor do troféu mais importante da música. O vocalista e guitarrista do grupo Os Paralamas do Sucesso conquistou o Grammy Latino quatro vezes: em 2000 (melhor álbum de rock brasileiro), 2003 (mesma categoria), 2006 (mesma categoria) e, por fim, em 2007, em um prêmio honorário da Academia do Grammy.
Seu Jorge
Considerado um dos maiores nomes da música brasileira, Seu Jorge é outro “multicampeão” do Grammy Latino, bem como os rubro-negros já citados. O torcedor do Flamengo levou o prêmio primeiramente em 2008, com o disco “América Brasil”, eleito o melhor álbum de MPB. Depois, “Músicas para Churrasco” venceu como melhor álbum pop contemporâneo brasileiro em 2012, bem como a versão ao vivo também ganhou na mesma categoria no ano seguinte.
Jorge Ben Jor
Outro astro do MPB, Jorge Ben Jor faz parte da seleta e importante lista de cantores rubro-negros com Grammy Latino. Em 2005, Jorge Ben recebeu o prêmio-homenagem Life Time Achievement, pelo seu destaque no cenário musical mundial.
Marília Mendonça
A rainha da sofrência que, até hoje, deixa saudade em todos os fãs também tem Grammy na sua galeria de prêmios. Marília levou o Grammy Latino de melhor álbum de música sertaneja em 2019, com o disco “Todos os Cantos”. Assim, em 2023, a rubro-negra concorre na mesma categoria com o trabalho póstumo “Decretos Reais”.
Premiação do Grammy Latino
Por fim, a lista de vencedores será divulgada no dia 16 de novembro com uma cerimônia em Sevilha, na Espanha. A votação é feita pela Academia do prêmio, que reúne profissionais do mundo da música que escolhem os artistas em cada categoria.