Rubro-negro responsável pelos mosaicos do Flamengo cria ideias para representar outros torcedores no Maracanã

MRN Informação | Isaac Simões — A pandemia da Covid-19 mudou o mundo e consequentemente o futebol. Com a necessidade do distanciamento social e a ausência de público nos estádios, os clubes precisaram se adaptar à nova realidade. Contudo, mesmo com a falta das mais de 70 mil vozes e 140 mil mãos nas arquibancadas do Maracanã empurrando o Flamengo, o torcedor rubro-negro continua se fazendo presente no templo do futebol através dos mosaicos.

Frases, símbolos e letras de músicas entoadas em cada setor do Maracanã se transformam em um grande mosaico, a cada partida do Flamengo dentro de casa. Tudo banhado em vermelho e preto, e preparado com o intuito de representar cada flamenguista espalhado pelo mundo.

Leia também: Com moral, Vitinho ganha elogios de Ceni e pede passagem no Flamengo

O encarregado pelas artes é André Fumaça. Flamenguista apaixonado, o empresário de 42 anos assumiu a responsabilidade de criar as imagens desde dezembro. Em contato com o MRN, ele falou que se ofereceu voluntariamente ao Flamengo para fazer os layouts, após ver que o Rubro-Negro utilizou o mesmo mosaico em algumas partidas. Entretanto, supersticioso como a maioria dos torcedores, ficou com medo de atrapalhar, de alguma forma, o desempenho da equipe em campo.

André Fumaça responsável pelos mosaicos do Flamengo no Maracanã
André esteve no Maracanã nesta segunda-feira para a montagem do mosaico para a Libertadores – Foto: arquivo pessoal
- Advertisement -

“Como todo torcedor, estava com receio de fazer algo e acabar dando azar (risos). Coisas de torcedor. Mas no primeiro layout que fiz, o Flamengo ganhou o jogo por 4×1 do Santos, em dezembro de 2020. Daí de lá para cá isso virou o meu hobbie preferido. Hoje aproveito as madrugadas para desenvolver as imagens”, contou.

Mosaico para a Libertadores

Nesta terça-feira (27), o Flamengo fará sua estreia em casa na Libertadores. O Rubro-Negro recebe o Union La Calera (CHI) no Maracanã, às 19h15. Por isso, um mosaico especial, com vários detalhes, foi preparado para o confronto. Veja!

Inspiração

Rubro-negro de arquibancada, André explicou que a inspiração vem da torcida e na sintonia única entre a nação e o Flamengo no Maracanã. Mas, além disso, um outro motivo especial mexe com o empresário: o legado que vai deixar para o filho, o pequeno Miguel, de 3 anos. 

André fumaça é responsável por criar os mosaicos do Flamengo no Maracana
Amor pelo Flamengo é passado de pai para filho – Foto: reprodução / instagram

“A inspiração vem das músicas que cantamos na arquibancada e de tudo aquilo que o Flamengo nos transmite. Tem algumas solicitações do departamento de marketing no que diz respeito a mensagens, de comunicação, padrão de cor, etc.  Na verdade eu apresento as opções e o Marketing do Fla define o que vai ser executado. Mas acho que a maior inspiração vem da vontade de deixar registrado para esse carinha (o filho Miguel) as coisas que eu fiz pelo nosso time”, explicou.

Veja também: Maracanã é Mário Filho! Governador do Rio veta mudança de nome do estádio para Rei Pelé

O trabalho de preparação da arquibancada a cada jogo do Flamengo é árduo e requer uma equipe. Por isso, após a arte definida e aprovada, um grupo de pessoas contratado pelo Flamengo entra em cena para fazer a montagem do mosaico. De acordo com André, membros das organizadas também dão uma força. 

“As torcidas sempre colaboram. No dia da montagem a galera vai posicionar as bandeiras e faixas e sempre que acabam fazem questão de ir até lá no meio e dar uma força para colocar as capas nas cadeiras. Obviamente que cada um sabe do horário que tem disponível para ficar lá e até por isso, eu acho viável o Fla ter uma equipe para fazer o serviço”, explicou.

“O mosaico não substitui o torcedor”

No ano mágico de 2019, três mosaicos ficaram marcados para sempre na história do Flamengo. A frase “Jogaremos juntos pela Copa até o fim!”, foi recortada em três partes e virou símbolo das vitórias no Maracanã sobre o Emelec, Internacional e Grêmio. Os triunfos levaram o Rubro-Negro até a decisão da Libertadores em Lima, contra o River Plate.

mosaico flamengo x gremio maracana
Mosaico da semifinal da Libertadores em 2019 entrou para a história – Foto: Alexandre vidal / flamengo

Agora, as imagens reproduzidas nas cadeiras do Mário Filho lembram um passado recente, quando um mar de torcedores ocuparam os espaços do estádio. 

“Nenhum mosaico no mundo, feito sem a presença de torcedores, será capaz de transmitir 1 décimo daquilo que é transmitido pela torcida. Acho que só se fizéssemos um mosaico com a imagem dos familiares dos jogadores nós seríamos capazes de fazê-los ter uma emoção verdadeiramente tocante. O grito, a leitura do jogo, o momento de pressionar, de pegar o time no colo e fazê-lo tirar energia de onde não se tem. O fato de proporcionar a cada jogador a sensação de ‘pertencimento’, de integrar uma verdadeira nação. Além de que cada torcedor sinta-se uma peça fundamental para a vitória conquistada. Isso só vamos conseguir com a volta do público”, contou André, revelando um desejo.

torcida do Flamengo no maracana
Torcedor rubro-negro não vai ao Maracanã desde 11 de março de 2020 – Foto: Alexandre Vidal / Flamengo

“Meu desejo é fazer com que o torcedor se sinta bem representado. Fazer com que o Flamenguista olhe para a arquibancada e diga: ‘a gente não pode estar lá, mas mesmo nessa pandemia, nossa arquibancada continua sendo a mais bonita’. Isso nós temos como fazer, e é o que buscamos. Mas o que mais desejo para o futuro é que um dia eu possa fazer o layout do mosaico que será executado por toda a torcida”, finalizou.

Isaac Simões no Twitter e Linkedin.

Seja apoiador do MRN: catarse.me/mrn

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here