Depois do fiasco na Copa do Mundo do Catar, a Seleção Brasileira está em busca de um substituto para Tite. A queda em mais uma fase de quartas de final, dessa vez para a envelhecida Croácia, deixou marcas. Diversos nomes já foram cogitados. Um deles foi o de Abel Ferreira, treinador do Palmeiras.
O português de 44 anos é o cérebro por trás do Palmeiras multi-campeão de 2020 para cá. Com Abel Ferreira no comando, o alviverde paulista ganhou duas Libertadores, um Brasileiro, uma Copa do Brasil, uma Recopa Sul-americana e um Paulistão.
Leia Mais: Gerson pode perder a vez para Alcaraz se OK do Olympique ao Flamengo demorar
Com contrato com o Palmeiras até dezembro de 2024, o treinador português não pensa em sair do clube nesse momento. Abel se declarou completamente focado no seu trabalho no alviverde nesse momento. Ele afirmou: “Vivo a realidade, vivo muito no aqui e no agora. O aqui e agora é o Palmeiras, é ser treinador de um dos maiores clubes do mundo, isto é a verdade.”
Abel Ferreira prepara o Palmeiras para enfrentar o Flamengo
Em entrevista coletiva no centro de treinamento do Palmeiras, Abel reafirmou seu compromisso com o clube: “Estou muito feliz e realizado no clube onde estou e não vivo com ‘se’. Se isso, se aquilo… Vivo o aqui e agora, e a realidade é esta. É nisso que foco.”
Também cotado para assumir o comando da Seleção Portuguesa, que saiu da Copa nas quartas de final para Marrocos, Abel manteve a linha e desconversou: “Portugal tem treinadores de muita qualidade, experiência e que ganharam mais títulos do que eu. Talvez tenha treinadores desempregados e disponíveis. O que digo a quem vai tomar as decisões é boa sorte, porque o que faço todos os dias é tomar decisões e não é nada fácil. É o que posso dizer em relação a isso.”
Campeão Brasileiro em 2022, o Palmeiras terá o seu primeiro grande desafio do ano em 28 de janeiro, contra o Flamengo. A CBF ainda não definiu o local da Supercopa do Brasil, mas Fortaleza é a grande candidata. Brasília corre por fora.
O Palmeiras tem mudanças para a nova temporada. Entre saídas e chegadas, o clube manteve um elenco forte, provavelmente o mais forte do Brasil depois do Flamengo. A saída mais sentida por Abel Ferreira deve ser Gustavo Scarpa, que foi para o Nottingham Forest. Por outro lado, Dudu renovou contrato. Endrick foi vendido ao Real Madrid, mas fica até 2024 e está definitivamente integrado aos titulares.