Nesta quarta-feira (12), o Flamengo venceu o Athletico-PR fora de casa e se classificou para as semifinais da Copa do Brasil. Apesar da vitória por 2×0, o Rubro-Negro carioca deixou a Arena da Baixada revoltado com a arbitragem e nenhum profissional do clube concedeu entrevista, como forma de protesto.
E a súmula da partida causou ainda mais revolta nos torcedores do Flamengo. O documento foi publicado na madrugada desta quinta-feira, e o árbitro Bráulio da Silva Machado justificou de maneira inacreditável os cartões para Gabigol e Gerson. De acordo com o árbitro, o camisa 10 foi o culpado por objetos atirados contra ele mesmo.
Leia mais: Torcida comemora barração de Thiago Maia, mas volante começa jogando após lesão de Pulgar
Gabigol recebeu o amarelo após comemorar seu gol, o que chamou a atenção, já que o atacante não tirou a camisa. Assim, Bráulio explicou a razão da advertência:
“Por conduta antidesportiva ao se aproximar da mureta de proteção onde estava localizada a torcida da equipe mandante e celebrar o gol com gestos provocativos. Tal atitude resultou em diversos copos plásticos arremessados em direção ao jogador”.
Súmula: expulso, Gerson desfalca o Flamengo na semifinal
Mas o absurdo não para por aí. O árbitro de Santa Catarina também demonstrou desconhecimento em relação ao episódio envolvendo Gerson e Thiago Heleno. O camisa 20 do Flamengo foi expulso após tentar apartar uma confusão entre Léo Pereira e Vitor Bueno, que acabou em uma troca de empurrões com o zagueiro atleticano, O árbitro, no entanto, afirma que a atitude de Gerson iniciou a confusão:
“Por empurrar o peito do seu adversário com as duas mãos fora do contexto de disputa de bola, no momento em que o jogo estava paralisado. Tal atitude deu inicio a um principio de conflito, que
somente foi finalizado após a expulsão dos atletas envolvidos e participação de outros jogadores que auxiliaram no termino da animosidade”.
Mas vale ressaltar que o “termino da animosidade” poderia ter acontecido simplesmente com o recomeço do jogo pelo árbitro, e que a confusão ficou ainda maior com os cartões aplicados por Bráulio. Assim, expulso de maneira inacreditável, Gerson desfalca o Flamengo no primeiro jogo da semifinal da Copa do Brasil, contra o Grêmio.