Compartilhar:

Patryk começou a torcer pelo Flamengo por causa de Ronaldo Fenômeno, e desde 2008 mantém site com notícias do clube em sua língua

MRN Informação | Juliana Cristina

Que o Flamengo é a maior torcida do Brasil, com cerca de 40 milhões de torcedores, não é novidade. O clube ser conhecido em outros países, principalmente após o título da Libertadores e a disputa da final do Mundial de Clubes, ambos em 2019, também não é de se estranhar.

Veja também:Sem clubismo, Embaixada do Flamengo oferece atendimento médico, dentário e psicológico

Mas o polonês Patryk, de 31 anos, decidiu explorar sua paixão pelo Flamengo para além de assistir a jogos pela Internet. Este rubro-negro tem um site em polonês com notícias atualizadas sobre o clube, é o Flamengo.com.pl! Em entrevista ao MRN, ele compartilhou um pouco a sua história e todo o processo de trabalho para manter o site.

Como a paixão pelo Flamengo começou?

Sou um grande fã do futebol brasileiro desde que me recordo. Especialmente quando criança. Meu jogador de futebol favorito era o Ronaldo. Foi o início da minha jornada. Obviamente eu sabia que o Flamengo era o seu clube preferido e que ele adoraria fazer parte do clube, mas daquela vez não tinha nenhum conhecimento sobre o clube. Algo mudou em 2008, quando surgiram notícias de que o R9 iria para o Rubro-Negro. Então tomei a decisão de criar um site sobre o seu novo clube. Meu principal objetivo era criar uma comunidade para diversão e compartilhar informações.

Você já assistiu a um jogo do Flamengo pessoalmente?

Não, ainda não tive essa oportunidade. É um dos meus maiores sonhos assistir a um jogo do Flamengo em pleno Maracanã. Quem sabe um dia eu consiga concretizar. Tudo o que posso fazer agora é assistir aos jogos pela Internet. Eu faço o meu melhor para assistir todos eles, embora às vezes devido às diferenças de fuso horário entre a Polônia e o Brasil, assistir aos jogos noturnos seja bem difícil porque eles começam às 2 ou 3 da manhã no horário da Polônia.

Como o Flamengo é conhecido na Polônia?

“Geralmente, o futebol brasileiro e latino não são muito populares no meu país. Conheço alguns fanáticos. Ainda hoje é muito difícil assistir a jogos de futebol na TV polonesa, porém acho que o problema com a menor popularidade do futebol brasileiro está em outro lugar. Há poucos anos, partidas individuais foram transmitidas na TV polonesa, mas os resultados não foram bons. Afinal, a maioria dos cidadãos poloneses usa a Internet diariamente. Só posso supor que se houvesse um jogador de futebol polonês no clube do Brasil, talvez mais poloneses se interessassem pelo futebol brasileiro. Robert Lewandowski não está disponível, mas talvez seja outro jogador talentoso da nossa liga principal. Mariusz Piekarski, ex-jogador do Flamengo, atualmente é um agente de futebol, então talvez ele pudesse ajudar a transferir alguém da Polônia.

Leia também: O Flamengo precisa de um novo Coach Mental

Você já influenciou algum amigo do seu país a torcer pelo Flamengo?

O futebol brasileiro não é tão popular na Polônia quanto a UEFA Europa League. A maioria dos meus amigos são fãs do Real, Barcelona, ​​Liverpool, Juventus, Manchester United, Manchester City, Inter ou Milan. Porém, com o meu trabalho e paixão pelo Flamengo eles sabem mais sobre o clube e os jogadores. Alguns deles seguem meu site regularmente, embora eu e eles sejamos leais aos nossos clubes favoritos.”

Você já esteve em alguma embaixada do Flamengo na Europa?

Não, nunca estive. Sinceramente, não sabia que havia uma.

Processo de trabalho do site

“Faço o meu melhor para criar um site profissional sobre o Flamengo. Eu traduzo todas as notícias sobre o clube. Eu atualizo o conteúdo do meu site todos os dias também. Obviamente, às vezes há tantas informações que preciso fazer para fazer a seleção. Normalmente, eu me baseio em quatro ou cinco sites brasileiros.”

Quanto tempo de dedicação?

“Na verdade, depende muito da época. Como disse, trabalho no meu site todos os dias. Durante a temporada passo mais tempo do que normalmente, porque preciso atualizar mais informações, especialmente as tabelas com os resultados atuais ou perfis dos jogadores. Obviamente, esse tempo é mais informação para traduzir, então trabalho 2 ou 3 horas por dia nisso.”

Gostou desse conteúdo? Nós acreditamos ser possível criar conteúdo de qualidade sobre o Flamengo. Se você também acredita, seja apoiador do MRN e ajude nosso projeto.

Compartilhar: