Compartilhar:

O site europeu Transfermarkt, especialista no mercado internacional de jogadores, publicou hoje reportagem dando conta de que o lateral-esquerdo Fábio Coentrão, com passagens pela seleção portuguesa e pelo Real Madrid, teria acertado sua transferência para o Flamengo.

Coentrão, de 31 anos, jogou a última temporada pelo pequeno Rio Ave, clube pelo qual foi revelado. Seu contrato se encerra no dia 30 de junho. Pela equipe, sétima colocada no último Campeonato Português, Coentrão jogou 23 partidas na última temporada, com 4 assistências.

O lateral se projetou no futebol sob o comando de Jorge Jesus no Benfica. Na primeira temporada dos dois juntos, o Benfica foi campeão português, em 2009/2010, quebrando uma sequência de 4 títulos do Porto, e Coentrão foi convocado para a seleção portuguesa que disputou a Copa do Mundo da África do Sul. No fim da temporada, Coentrão foi vendido por 30 milhões de euros para o Real Madrid.

Na equipe espanhola, ele nunca se firmou como titular, já que tinha a disputa do lateral-esquerdo brasileiro Marcelo. Em cinco temporadas pelo Real Madrid, ele fez 106 partidas e marcou apenas um gol. Nos últimos anos de contrato com o Real, foi emprestado ao Monaco e ao Sporting, onde voltou a ser comandado por Jorge Jesus. Quando seu contrato se encerrou, há um ano, fechou com o Rio Ave por uma temporada.

Pela seleção portuguesa, Coentrão disputou 52 partidas, com 5 gols, mas não é convocado desde 2017. Ele não participou da Euro 2016, vencida por Portugal, porque se recuperava de uma contusão na coxa esquerda. Foi a lesão mais grave da carreira do português, que ficou mais de seis meses afastado dos gramados.

Segundo o Transfermarkt, Coentrão irá assinar com o Flamengo um contrato de dois anos e meio e receberá salários equivalentes a 2 milhões de euros por ano (hoje equivalente a R$ 8,6 milhões, ou cerca de R$ 650 mil mensais). O site diz que Coentrão recusou uma proposta do Beijing Guoan, da China, e preferiu se reunir com Jesus no Flamengo.

Em busca de um lateral-esquerdo, o Flamengo fez proposta por Filipe Luís, da seleção brasileira, cujo contrato com o Atlético Madrid e está próximo do fim, mas o jogador prefere continuar na Europa. Jornalistas brasileiros noticiaram também um interesse em Guilherme Arana, ex-Corinthians, atualmente no Sevilla. Se a contratação de Coentrão se confirmar, porém, é provável que o Flamengo desista dessas outras negociações.

O MRN depende do apoio de leitores como você para continuar fazendo uma cobertura criativa, propositiva e ética do Clube de Regatas do Flamengo. ➡ Junte-se a nós

Compartilhar: