Novo vídeo! Agora tentei mostrar os motivos da insistência de Jorge Jesus na vinda de um camisa 9. Precisamos ir muito além da discussão sobre “quem sai do time”! Veja:

Continuando, aqui falo da segunda razão importante para a vinda de um centroavante usando o exemplo do holandês Bas Dost, contratado por Jesus no Sporting.

Alguns pontos importantes para complementar o vídeo:

Balotelli se encaixa nesse perfil?

Sim. Apesar de ser apenas 5cm mais alto que BH (1,89m x 1,84m), é 17kg mais pesado (88kg x 71kg)! O @Dryzinho_praero colocou um vídeo em que dá pra ver.

Llorente também se encaixa, claro. É muito alto e pesado (1,95m e 90kg) e é especialista justamente em dominar de costas. Perfeito para fazer a retenção da bola longa. Inclusive foi fundamental para o Tottenham contra o Ajax fazendo justamente isso:

Jesus falou sobre o “9 e meio” logo depois do jogo contra o Botafogo: “Na zaga, não precisa. Acredito nos jogadores que temos. Thuler, Rhodolfo, o próprio Dantas… Acho que temos soluções. Agora, para frente não tem. Temos uma equipe com cinco volantes, quatro laterais direito, seis centrais, mas olha para frente e não vê um centroavante. Tem um 9.5 que é o Bruno, outro que é o Gabi, mas não tenho um 9”.

Leia também no Blog do Téo

É claro que entendi o que ele quis dizer. BH e Gabriel não são “9 puros”, mas quis também mostrar qual é a definição exata de “9,5” – um termo que, se não estou errado, vem da Holanda.

Robin van Persie se definia assim. Wayne Rooney e até Francesco Totti poderiam ser considerados “9,5”. Hoje Dusan Tadic, do Ajax, é um ótimo exemplo. Há quem diga que Harry Kane é mais 9,5 do que 9, apesar de ser muito alto.

Ao lado dos grandalhões, ele teve Saviola, Rodrigo e Lima no Benfica. Teo Gutierrez no Sporting. Depois, o meia Bruno Fernandes chegou e foi jogar bem próximo da área, logo atrás de Bas Dost. Não era exatamente uma dupla de ataque, mas funcionava quase como uma.

Acho que é isso por hoje. O Mister quer um 9, mas não devemos imaginar um cone cheio de músculos parado na área e acredito que nem mesmo um titular absoluto que desbanca todo mundo em qualquer jogo. O 9 vem para dar alternativas ao Flamengo.