Diante do impasse em relação aos direitos de transmissão do Campeonato Carioca 2023, Vasco, Botafogo e Fluminense seguem unidos contra o Flamengo. Os clubes não aceitam receber menos que o Flamengo pelos direitos de TV e cogitam usar a lei do mandante para venderem seus jogos para Globo.
De acordo com o jornalista Vitor Lessa, os três rivais do Mengão estão se articulando para oferecer as partidas que serão mandantes para TV Globo. A emissora transmitiu o Carioca pela última vez em 2020, quando o Flamengo não aceitou a oferta para a renovação. Após a aprovação da lei do mandante, a Globo cancelou o contrato de transmissão do Carioca, pois considerou que havia insegurança jurídica.
Leia também: Português de 36 anos pode fechar com Flamengo de Vítor Pereira
A lei do mandante garante que o time que detêm o mando de campo transmita ou negocie os direitos de transmissão da partida. Sendo assim, a Globo teria direito a 17 partidas do torneio: seis do Fluminense, seis do Botafogo e cinco do Vasco.
Nesses jogos estão inclusos os clássicos entre os três clubes e também Botafogo x Flamengo que será no Nilton Santos. Os outros dois clássicos do Flamengo no primeiro turno do campeonato são de mando do Rubro-Negro.
A Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (FERJ) organizou reunião entre os rivais na última terça-feira (6), mas os clubes não chegaram a um acordo. Um novo encontro iria acontecer na quinta-feira (8), porém Vasco e Botafogo enviaram comunicado para a FERJ avisando que não abririam diálogo caso a divisão das cotas não fosse igualitária. A FERJ decidiu cancelar a reunião.
Entenda o caso e como se posiciona o Flamengo
O imbróglio entre os clubes começou quando o Flamengo fez acordo para receber R$ 18 milhões pelos direitos de transmissão do Carioca. O contrato prevê que Vasco, Botafogo e Fluminense recebam metade deste valor, ou seja, R$ 9 milhões.
Sendo assim, os clubes se uniram contra o Mengão e afirmaram que não assinariam o contrato. Além disso, emitiram comunicados criticando Flamengo e Federação. A FERJ chegou a fazer reunião com os clubes mas não houve consenso. O novo posicionamento de Vasco, Botafogo e Fluminense é ir ao mercado para buscar ofertas melhores.
Diante as críticas dos rivais, o Flamengo emitiu nota oficial na última terça-feira (6). O clube lembra os esforços e o trabalho feito nos últimos anos, que sanearam o clube financeiramente, e apresenta dados que mostram a diferença de potencial entre os clubes do estado.
O Flamengo afirma que tem todos os percentuais de potencial comercial acima de 60%, em comparação com os outros times, mas que por se preocupar com as condições financeiras de todos os clubes, aceitou uma proposta que destina um montante correspondente a 42%, e que “trabalha para que todo o ecossistema do futebol se desenvolva de forma justa e harmônica”.
Siga o MRN no X/Twitter, Threads, BlueSky e no Instagram.
Contribua com a independência do nosso trabalho: seja apoiador.
- Errata: Chapa de Bap não entrou com representação de compra de votos de Dunshee
- ‘A vista escureceu’, relata Guilherme sobre 1º gol pelo Flamengo
- Arrascaeta inspiração, David conselheiro e Michael resenha: Guilherme revela relacionamentos no Flamengo
- Explicando o estudo de viabilidade financeira do Estádio do gasômetro elaborado pela chapa 2 – Maurício Gomes de Mattos
- Flamengo negocia renovação de Gerson com multa milionária