Excluindo Estaduais, considerados por muitos como Arthur Muhlenberg como ‘pré-temporada’, o Flamengo nunca perdeu um jogo de mata-mata para o Fluminense. O confronto pelas oitavas de final da Copa do Brasil 2023 será o primeiro em âmbito nacional, mas o clássico já aconteceu internacionalmente: em 2009 e 2017, ambos pela Copa Sul-Americana.
O Flamengo se classificou em 2017 e acabou ficando pelo caminho em 2009. No entanto, mesmo quando foi eliminado, isso só aconteceu por causa de um critério que nem é utilizado mais: o de gol qualificado. Ou seja, quando o gol fora de casa ainda era critério de desempate. Principalmente no confronto, isso diz muito pouco, já que a ida e a volta são disputadas no Maracanã.
Leia Mais: Inédito: Fla-Flu nunca aconteceu em mata-matas nacionais
O mesmo vai acontecer na Copa do Brasil, com o mando de campo do jogo de volta sendo do Flamengo. Mas o único impacto que isso terá é na venda de ingressos. A Nação teve problemas para comprar com o Fluminense no jogo de volta da final do Carioca, o que não deve se repetir.
Flamengo x Fluminense pela Copa Sul-Americana 2009
O jogo foi válido pela fase pré-eliminar, mas talvez alguns tricolores preferissem ser eliminados pelo rival. Isso porque o clube chegou na final e voltou a enfrentar a LDU, algoz na final da Libertadores do ano anterior. A história se repetiu e os tricolores somaram mais um vice para os equatorianos.
O jogo de volta teve mando do Flamengo, assim como terá na Copa do Brasil, e terminou empatado em 1 a 1. Roni abriu o placar de pênalti para o Fluminense, mas Dênis Marques igualou o marcador no segundo tempo.
O placar de 0 a 0 no jogo de ida favoreceu o Fluminense, que jogou com o regulamento debaixo do braço sabendo que garantiria a classificação se o jogo continuasse empatado em 1 a 1. Assim, o adversário avançou única e exclusivamente pelo regulamento da época, mas sem vencer o Mais Querido. Relembre o jogo decisivo:
Flamengo x Fluminense pela Copa Sul-Americana 2017
Se em 2009 o Flu avançou e perdeu na final, o Fla repetiu o feito em 2017, eliminando os tricolores e perdendo a decisão para o Independiente. Mas desta vez, nas quartas de final, em uma fase mais avançada.
Everton fez o gol da classificação ainda no primeiro tempo do jogo de ida. Isso porque o segundo jogo contou um empate, apesar de eletrizante. Assim, dá para dizer que a vitória na primeira partida fez com que o Mengo saísse vencedor do confronto.
O jogo de volta foi eletrizante e contou com mais um empate. Desta vez, com muitos gols: 3 a 3. Diego abriu o placar aos dez minutos, mas o rival buscou a virada com Lucas e Renato Chaves. No segundo tempo, Renato fez mais um e o Flamengo chegou a estar perdendo por 3 a 1. Com muita raça, o Mengo buscou o empate com Felipe Vizeu e Willian Arão. O adversário chegou a fazer o placar que precisava para conseguir a classificação, mas sucumbiu à camisa do Mais Querido.