Nesta quinta-feira (19), ocorrerá uma reunião para definir tanto o palco da final da Libertadores, como o de Flamengo x Bragantino. A CONMEBOL conversará com representantes de Flu e Boca, CBF, AFA e o Mengão, que detém a concessão temporária do Maracanã junto ao Fluminense. Caso não cheguem a um acordo, a decisão pode mudar de palco.
A entidade gostaria de assumir o estádio 14 dias antes da final da Libertadores. Ou seja, ter o controle a partir deste sábado (21). Acabou cedendo para o Mengão jogar o clássico contra o Vasco no domingo (22). Entretanto, a exigência do clube para que Flamengo x Bragantino, no dia 28, seja no estádio, fez com que dirigentes da CONMEBOL se irritassem com o rubro-negro.
Leia mais: Landim contraria Conmebol e não abre mão de jogo no Maracanã
Então, a reunião desta quinta serve para definir os rumos de Fluminense e Boca Juniors, pela final da Libertadores, e do Flamengo, quanto ao jogo contra o Bragantino, pela 30ª rodada do Campeonato Brasileiro. Antes disso, o Mengão enfrenta o Cruzeiro, nesta quinta (19), o Vasco, no domingo (22), e o Grêmio, na próxima quarta (25).
CBF tem que definir data de Flamengo x Bragantino até hoje
A CBF defende a postura do Flamengo no apelo à CONMEBOL. Além disso, a entidade superior do futebol brasileiro tem até esta quinta-feira para definir a data e local de Flamengo x Bragantino. O Mengão tentou o adiamento da partida para a próxima Data-Fifa, em novembro, como alternativa para jogar no Maracanã. Contudo, a equipe de Bragança Paulista se negou a remarcar a partida.
Caso a indefinição do local de Flamengo x Bragantino se estenda, os clubes poderão enfrentar problemas no deslocamento e venda de ingressos em cima da hora.
Final da Libertadores vai para o Morumbi?
A CONMEBOL estuda outros palcos além do Maracanã caso não consiga resolver o imbróglio com o Flamengo. Conforme apurou a Rádio Itatiaia, a entidade máxima do futebol sul-americano estuda mudar a final da Libertadores para o Morumbi, visando minimizar os danos aos torcedores que já compraram seus ingressos para o Rio de Janeiro. Ainda assim, não está descartada a possibilidade de processar o Mais Querido e o Governo do Rio de Janeiro, também segundo a Itatiaia.
Entretanto, o GE informa que a CONMEBOL não tem o interesse de mudar o palco da final da Libertadores para o Morumbi ou outro estádio. Sendo assim, a ideia da confederação é manter o Maracanã e resolver as pendências com Flamengo, Fluminense, CBF e AFA.
Governo do Rio irá renovar a concessão do Maracanã para dupla Fla-Flu
Por fim, o Governo do Rio de Janeiro já se decidiu quanto à concessão do Maracanã. De acordo com o jornal O Globo, Flamengo e Fluminense terão o Termo de Permissão de Uso (TPU) do estádio prorrogados. Em abril, os clubes tiveram extensão por seis meses. Dessa vez, terão até o final do ano sob o domínio do Templo do Futebol, diferentemente da última extensão
Siga o MRN no X/Twitter, Threads, BlueSky e no Instagram.
Contribua com a independência do nosso trabalho: seja apoiador.
- Time com mais viradas no Brasileirão, Flamengo tem número baixo em 2024
- RMP elogia Flamengo de Filipe Luís: ‘Que diferença’
- Leo Fernández deixará o Peñarol; meia foi cogitado no Flamengo
- Rodrigo Mattos cita Gabigol ao questionar mau comportamento de Luiz Henrique
- Notas de Cuiabá 1×2 Flamengo: Crias se criando e zagueiros zagueirando