O atacante Gabigol foi condenado a dois anos de suspensão por fraude na coleta durante exame antidoping em abril de 2023. O jogador do Flamengo foi julgado nesta segunda (25), pela Justiça Desportiva Antidopagem e ficará longe dos gramados até abril de 2025. O resultado final foi de 5×4. Cabe recurso à Corte Arbitral do Esporte (CAS), mas há um grande risco para o atleta.
De acordo com o especialista Andrei Kampff, o recurso ao CAS tem uma espécie de pegadinha. Em post no X, Kampff escreveu: “Cabe recurso à Corte Arbitral do Esporte (CAS). Mas nesse caso, a devolução é total. Ou seja, o atleta pode ser absolvido ou a pena pode aumentar pra 4 anos.”
➕Flamengo se diz surpreso e promete recorrer da suspensão a Gabigol
Ou seja, Gabigol e o seu time de defesa precisam ter muita certeza de que vão conseguir provar inocência aos árbitros do CAS. Um caso notório nesse sentido aconteceu com o atacante peruano Paolo Guerrero, que foi punido por um ano pela FIFA por doping e teve a pena aumentada para 14 meses na CAS.
Gabigol ainda pode receber efeito suspensivo
Andrei Kampff explicou as opções que Gabigol tem neste momento. O atacante do Flamengo não pode nem ao menos treinar com seus companheiros de clube. Recentemente, o zagueiro Manoel, do Fluminense, passou pela mesma situação ao ser punido por doping pela Conmebol. Mas há uma luz no fim do túnel para o jogador rubro-negro.
Kampff ressaltou que Gabigol pode pedir e conseguir um efeito suspensivo à CAS enquanto o recurso não é julgado. Segundo o especialista, que é advogado e jornalista, é possível que a resposta seja positiva, mas não provável. Ainda sobre o tema, Kampff afirmou que o sucesso no recurso depende de vários fatores.
Ele escreveu: “É difícil falar em chances. Vai depender também do sorteio de árbitros que irão analisar o painel, do perfil deles. Decisão na justiça brasileira de 5 x 4 mostra como questão divide especialistas. Mas atleta tem uma equipe de craques cuidando do caso. Existem chances.”
Siga o MRN no Twitter e no Instagram.
Contribua com a independência do nosso trabalho: seja apoiador.
- Internacional vence o Vasco e segue na cola do Flamengo
- Flamengo é o clube que mais jogou às 11h no Brasileirão; confira a lista
- Anitta fala sobre boatos de gravidez com ex-Flamengo
- Tostão elogia Dorival Jr sobre posicionamento de Gerson na Seleção
- Cicinho coloca Neymar acima de Zico com a camisa da Seleção Brasileira