O caso de racismo contra Vini Jr ganhou repercussão mundial nos últimos dias. No jogo diante do Valencia, torcedores espanhóis atacaram o jogador brasileiro com ofensas racistas, mas o árbitro da partida preferiu expulsar Vinicius no duelo. O episódio gerou revolta em todo o planeta, e nesta segunda-feira (22), Galvão Bueno também se manifestou a respeito do caso.
Narrador histórico e experiente no futebol mundial, Galvão classificou o racismo contra Vini Jr como o mais grave e emblemático da história do esporte. O narrador relembrou ainda da proporção que o caso tomou ao redor do mundo, com personalidades de dentro e fora do futebol, demonstrando solidariedade ao jogador.
Leia mais: Hino e xingamentos: Galvão vive dia de torcedor do Flamengo em documentário
“Este vídeo é sobre o que está se transformando no caso de racismo mais emblemático e mais grave, na história do futebol mundial. Tanto que as iniciativas de apoio a Vini Jr vem de todas as partes, e de todos os lados. Inclusive, os maiores craques do mundo estão se mobilizando para defender o nosso brasileiro”, disse Galvão, no Canal GB.
O narrador completou, dizendo que “esse caso já virou até um incidente diplomático, e não poderia ser de forma diferente. O governo brasileiro se posicionou, de forma correta, repudiando nos mais fortes termos, e inclusive instigou a FIFA”.
Ataques ao jogador são recorrentes na Espanha
Por outro lado, o narrador reforça que não é de agora que Vinicius sofre com esses ataques na Espanha. Desde 2018, quando chegou ao Real Madrid aos 18 anos, o craque já foi atacado mais de 10 vezes por conta da sua cor de pele. De acordo com Galvão Bueno, o assunto virou uma bola de neve ao decorrer dos anos, até explodir no domingo (21).
“Essa é uma bola de neve que só vem aumento, e que basicamente explodiu nesse último domingo, dia 21 de maio. O Vini Jr sofreu racismo antes mesmo do jogo começar (contra o Valencia), assim como aconteceu em outras cidades”.
Galvão cobra medidas mais duras contra racistas que atacaram Vini Jr
Galvão Bueno reforça ainda que os responsáveis da liga espanhola precisam agir efetivamente contra os criminosos. “É o momento de pressionar as pessoas e instituições. Não só para se posicionarem dizendo que isso é errado, porque é evidente que é um crime. É preciso que sejam determinadas punições rigorosas, perda de pontos de jogos, estádio suspenso, punição financeira dura e forte. Tudo isso tem que acontecer.”.
Por fim, o narrador comentou sobre o futuro de Vini Jr após o caso. “Não sei, não tenho ideia se ele deva deixar o futebol espanhol, será mais difícil lá (na Espanha), mas tenho certeza que ele continuará lutando”, finaliza.
Siga o MRN no X/Twitter, Threads, BlueSky e no Instagram.
Contribua com a independência do nosso trabalho: seja apoiador.
- Eleição do Flamengo: chapa de Dunshee entrega camisas e cartas aos sócios
- Braz ‘invade’ entrevista de Augusto Melo para esclarecer sobre Hugo Souza; ‘Ele está certo’, disse o corintiano
- Flamengo visita Fortaleza por confronto direto no Brasileirão
- Onde vai passar o jogo do Flamengo ao vivo hoje (26/11/2024)
- Erick Pulga, artilheiro da Série B, é alvo do Flamengo, diz portal