O técnico Jorge Sampaoli assumiu o Flamengo em momento delicado na Copa do Brasil. Com Mário Jorge, o time perdeu a ida por 2 a 0 para o Maringá fora de casa. Agora precisa reverter no Maracanã sob novo comando. Para ter esperanças, o torcedor pode se agarrar ao fato de que o argentino tem histórico de golear clubes pequenos na copa nacional, já que é o que o Mais Querido precisa neste momento.
Jorge Sampaoli tem retrospecto curto no torneio. Quando assumiu o Atlético-MG em 2020, o time já tinha sido eliminado nos pênaltis pelo Afogados. Para não passar a mesma vergonha, o Rubro-Negro trouxe o argentino antes que pudesse ser eliminado. Assim, seus únicos jogos no torneio foram em 2019, pelo Santos.
Foram oito jogos: quatro vitórias, três derrotas e um empate. Antes de cair para o próprio Atlético-MG nas oitavas de final, enfrentou três clubes de menor expressão da primeira até a quarta fase, além do Vasco, que não possui a mesma grandeza que já teve um dia.
Santos 7×1 Altos-PI
Na primeira fase, a goleada foi sobre o Altos- PI. O Santos de Jorge Sampaoli venceu simplesmente por 7 a 1, placar controverso do futebol brasileiro.
Santos 4×0 América-RN
Na segunda fase, o Santos voltou a golear um pequeno: o América-RN. Novamente em jogo único, o time de Sampaoli recebeu o adversário e aplicou uma goleada por 4 a 0.
Santos 3×0 Atlético-GO
Além disso, Sampaoli também precisou reverter placar negativo no Santos. Na terceira fase, mesma de Flamengo x Maringá, Sampaoli perdeu o jogo de ida para o Atlético-GO por 1 a 0. Assim, precisou buscar a remontada em casa, assim como precisa em 2023. O Santos venceu por 3 a 0 e se classificou com o placar exato que o Rubro-Negro precisa construir nesta quarta-feira (26).
Vitória e derrota contra o Vasco
Contra o Vasco, na quarta fase, a situação foi diferente. O Santos construiu o placar na ida, vencendo por 2 a 0, mas perdeu por 2 a 1 fora de casa. No entanto, foi o suficiente para se classificar com um placar agregado de 3 a 2.
Queda para o Atlético-MG
Acabou a moleza nas oitavas de final. O Santos enfrentou o Atlético-MG, após um empate em 0 a 0, Jorge Sampaoli acabou derrotado por 2 a 1 dentro de casa, o que culminou na eliminação da equipe paulista na Copa do Brasil 2019, única participação do argentino no torneio até então.