O Flamengo se prepara para o Jogo 1 das finais do NBB contra o Franca, neste sábado (1), no Maracanãzinho. O Orgulho da Nação está invicto nos playoffs e chega em alta parar brigar pelo seu oitavo título, mas momento não diminui cautela de Gustavo de Conti. Às vésperas do jogo, técnico descartou favoritismo contra atual bicampeão nacional e pediu foco no plano que foi montado pela comissão.
“Mais do que fizemos na temporada e nos playoffs. As dificuldades vão aumentando em cada fase e, agora na final, é uma dificuldade imensa. Vamos enfrentar o atual bicampeão do NBB, um time muito forte. Precisamos estar dispostos, com muita determinação e muito concentrados nas coisas que combinamos, principalmente na parte tática. Temos ainda que nos impor fisicamente, porque a equipe deles é muito física também”, iniciou o treinador do Flamengo.
➕: Tabela: CBF detalha jogos do Flamengo até 15ª rodada
Enquanto Franca disputava série de cinco jogos contra Minas na semifinal, que terminou nesta segunda-feira (27), o Flamengo já estava classificado e treinando visando a decisão. Varridas contra Botafogo, Fortaleza e Bauru, respectivamente, resultaram em vaga na final há exatamente uma semana, na última quinta (23).
Gustavinho afirma que a equipe segue treinando todos os aspectos do jogo, assim como em toda a temporada, mas acrescentou trabalho mental visando a final. Além disso, destacou que quer o time “especialista” em Franca na parte tática.
“Temos trabalhado muito o aspecto mental, conversado muito sobre as finais, sobre a importância do título, sobre a parte tática. Na parte prática, o que temos feito é o que fizemos durante toda essa temporada, treinando fundamentos, finalizações, treinos defensivos e ofensivos. Técnica individual, tática individual, tática coletiva. Estamos tentando ficar especialistas em Franca, que agora é o nosso único adversário até o final do campeonato.”
As finais do NBB são disputadas em séries melhor de cinco, e o Flamengo tem vantagem de fazer três jogos em casa por ter liderado primeira fase. Os primeiro jogo será no Rio de Janeiro, depois times fazem dois jogos em São Paulo e, caso necessário, retornam para os últimos três duelos na casa do Fla. Ou seja, se também varrer Franca dos playoffs, vai levantar taça fora de casa.
Técnico do Franca se preocupa com ataque do Flamengo
Treinador do Sesi Franca, Helinho também falou sobre respeitar o Flamengo e disse saber dificuldade que encontrará na final. Ele destaca a importância de sua equipe manter evolução na defesa que apresenta nos playoffs para limitar o ataque rubro-negro, que tem média de 88,5 pontos por jogo nesses playoffs..
“Temos de manter uma pegada defensiva para que possamos minimizar e tirar o volume de jogadores importantes do Flamengo. A partir disso ter um controle do ritmo da partida e, obviamente, buscar passo a passo as vitórias necessárias rumo ao título”
Vale destacar que o Flamengo venceu os dois confrontos contra Franca nesta temporada de NBB. O primeiro foi em dezembro de 2023, com vitória por 93 a 67. O segundo, fora de casa, em março, terminou 88 a 73
Siga o MRN no X/Twitter, Threads, BlueSky e no Instagram.
Contribua com a independência do nosso trabalho: seja apoiador.
- Sesc Flamengo entra em crise após derrota para o Sesi Bauru
- Ex-Vasco conta como era enfrentar Flamengo de 2019, e exalta Bruno Henrique: ‘Atropelava todo mundo’
- ‘Até o último dia’: Gabigol inflama torcida do Flamengo em post
- Data da provável saída de Neymar é revelada; Flamengo monitora
- Al-Hilal de Jorge Jesus perde após 28 jogos de invencibilidade