Autor do gol do título no Brasileirão de 2009, conquistado pelo Flamengo, Ronaldo Angelim hoje é presidente de um clube de futebol feminino, que usa a casa do jogador como alojamento. Fundado em 2010, o R4 Esporte Clube disputa a terceira divisão do campeonato nacional.
Betnacional 4 de 5 | SAQUE NA HORA! |
|
Levando o rubro-negro como cores, em homenagem ao Flamengo, onde Angelim é ídolo, o time inicialmente se alojou no CT do Guarani de Juazeiro por conta de uma parceria entre os clubes que visava a profissionalização da equipe, em 2022.
➕ Ronaldo Angelim rifa chuteira autografada de Adriano Imperador
Porém, em seguida, a casa de Angelim teve de virar o alojamento de mais de vinte jogadoras, que chegaram a morar no local. Em entrevista ao ‘GE’, o ex-Flamengo afirmou que chega a dormir na cozinha às vezes, para que as atletas em alguns casos usufruam de seu próprio quarto, para ficarem 100% confortáveis.
“Pensei numa solução, e a única foi alojar as meninas na minha casa. Acho que nenhum outro presidente faria isso. Como era uma casa que tinha seis quartos, foi o que deu para fazer e não deixar de ter as atletas treinando todo dia”, afirmou Ronaldo Angelim.
O ex-jogador ainda contou que teve de fazer adaptações na casa, que abriga jogadoras do profissional, Sub-15 e Sub-17.
“Não poderíamos ficar sem disputar as competições (Sub-15, Sub-17 e adulto). Adaptei minha casa colocando beliches em quartos. Deixei algumas meninas dormirem no meu quarto, inclusive durmo às vezes na cozinha, no colchão, para dar conforto e elas tenham 100% de desempenho”, contou.
Angelim afirmou que a casa conta com uma estrutura que visa melhorar o convívio entre as atletas.
“Cada uma tem sua obrigação. Elas cumprem. Isso é um projeto sem fins lucrativos, e precisamos da ajuda de todos. Enquanto o sub-15 e o sub-17 jogam, as adultas cozinham. Quando o profissional se apresenta, aí contrato uma cozinheira porque precisa estar todo mundo agregado e focado para as coisas acontecerem”, completou.
Torcida do Flamengo e outros ídolos ajudam a manter time de Ronaldo Angelim
O time de Ronaldo Angelim é bancado basicamente todo por ele, que paga as jogadoras com ajuda de custo, salário mínimo, e até gratificação, dependendo do torneio que disputam.
No entanto, tudo isso saí caro, ainda mais com toda uma estrutura humana que Angelim montou, que conta com profissionais da saúde, toda uma comissão técnica, e claro, as jogadoras.
“A despesa é alta. Temos nutricionista, psicóloga, fisioterapeuta, treinador, auxiliar, treinador de goleira. Temos uma estrutura bacana, mas tudo isso tem um custo. Por isso vivo trabalhando, fazendo eventos. O povo pensa que a gente faz para ganhar dinheiro, mas é para dar qualidade de vida melhor às meninas. Eu não preciso. Tudo que ganhei no futebol é investido, guardado”, declarou o ídolo do Flamengo.
Angelim ainda revelou que a torcida do Flamengo, e outros ídolos do clube como Petkovic e Adriano, são colaboradores do projeto, e ajudam com rifas.
“Todo ano faço jogo para colaborar com o projeto, meus amigos vêm. Faço rifa de camisa e chuteira, que amigos que eu joguei junto me deram. Inclusive Imperador e Pet. E a torcida do Flamengo ajuda da melhor maneira possível a diminuir nossos custos“, completou.
O R4 disputará pela terceira vez na história o Campeonato Cearense feminino, e estreia no dia 26 de outubro, enfrentando o Crato. Nas duas últimas edições que participou, o time de Ronaldo Angelim ficou em terceiro, atrás apenas Ceará e Fortaleza.
Siga o MRN no BlueSky e no Instagram.
Contribua com a independência do nosso trabalho: seja apoiador.
- Sesc Flamengo vence o Minas em jogaço e chega a quarta vitória seguida na Superliga
- Maestro Júnior deixa Rizek e Ana Thaís emocionados durante Seleção SporTV
- Roger Flores destaca a maior mudança de Filipe Luís no Flamengo
- Adriano Imperador receberá maior honraria do Estado do Rio de Janeiro
- Flamengo x Atlético-MG: Filipe Luís terá 3 zagueiros e novidades