Na manhã deste domingo (23), o Flamengo visitou o Internacional pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro. Em partida disputada no estádio do Beira-Rio, o time rubro-negro começou a mostrar características marcantes do time de Sampaoli, abriu o placar mas acabou sofrendo a virada no fim e perdeu por 2 a 1. Gerson marcou para o Flamengo, enquanto Maurício fez os dois do Internacional.
Esta foi a primeira partida de Jorge Sampaoli pelo Flamengo no Brasileirão. O argentino mandou a campo um time diferente do que venceu o Ñublense, na última quarta-feira (19), pela Libertadores, com Wesley na lateral, dois zagueiros e Everton Ribeiro no lugar de Marinho. O time se adaptou e mostrou grande intensidade logo de cara.
Leia mais: Petkovic conta real motivo de voltar ao Flamengo em 2009
Com o resultado, o Flamengo estacionou nos três pontos e momentaneamente está na quarta posição. Agora o Flamengo volta a jogar na quarta-feira (26), contra o Maringá, pelo jogo de volta da terceira fase da Copa do Brasil. Pelo Brasileirão o Rubro-Negro enfrenta o Botafogo, no próximo sábado, no Maracanã.
O jogo entre Flamengo e Internacional pelo Brasileirão
Em busca de mais três pontos no Campeonato Brasileiro, o Flamengo entrou em campo com uma formação bem ofensiva, e logo nos primeiros minutos já foi possível notar uma nova função de Gerson com Sampaoli. O Coringa jogou bem aberto pelo corredor esquerdo quando o time tinha a posse de bola, como um meia-esquerda.
E foi pelo setor que o Flamengo criou suas melhores tramas nos primeiros 45 minutos. Logo aos 17′, Everton Ribeiro encontrou Gerson atacando a última linha, o volante invadiu a área, chegou na linha de fundo e serviu Gabigol, que colocou no fundo das redes. No entanto, em chamada do VAR, o gol foi anulado por impedimento de Gerson, no primeiro momento do lance.
O Flamengo seguiu controlando a posse de bola (terminou o primeiro tempo com 64%), mas pouco ameaçou o goleiro Keiller. Enquanto isso, o Internacional explorava os contra-ataques, e levou perigo em bobeadas da defesa rubro-negra. O time da casa escapou com Alemão e Pedro Henrique, mas também pouco ameaçou o goleiro Santos.
Segundo tempo
No segundo tempo o time da casa avançou suas linhas e começou pressionando o Flamengo, que por sua vez não conseguia acertar a saída de bola. O Inter, apesar controlar as ações, criou apenas uma grande chance, em trama envolvendo Alan Patrick, Renê e Pedro Henrique. Mas logo o Flamengo voltou a se encontrar na partida e teve boas chances com Gabigol e Everton Ribeiro.
Aos 17′ saiu o gol do Flamengo. Gerson iniciou grande jogada no meio de campo e serviu Gabigol. O camisa 10 chutou, a bola foi interceptada pelo zagueiro e sobrou para Gerson, que deu um chapéu no goleiro, fez embaixadinha na pequena área e marcou um golaço.
No entanto, a vantagem pouco durou. Apenas dois minutos depois, com Maurício, que havia acabado de entrar, o Internacional empatou em bobeada da defesa rubro-negra, que não conseguiu acompanhar o meia. Logo após o gol, Sampaoli promoveu as entradas de Cebolinha e Marinho nos lugares de Vidal e Pedro.
Depois dos 35 o Flamengo começou a dominar ainda mais a partida e parecia ser questão de tempo para o gol da vitória. Aos 46′ Gerson deu um lindo passe para Gabigol, que chutou em cima do goleiro colorado. Aos 50′, Matheus França, de cabeça, completou escanteio e quase fez o segundo, mas a bola parou na trave.
E aí veio o castigo para o Flamengo. Aos 52′, Jean Dias invadiu a área, se jogou pedindo pênalti, mas a bola sobrou para Maurício na lateral da área. O meia abriu para a canhota e encobriu o goleiro Santos, marcando o gol da virada. Depois não teve tempo para mais nada e a partida acabou com os zagueiros rubro-negros trocando passes no meio de campo.
Após a partida, Gabigol, Marinho e Cebolinha reclamaram com a arbitragem alegando que a partida teria que ser paralisada com tiro livre indireto na simulação de Jean Dias.