Todo torcedor do Flamengo sabe que o ano de 1981 é considerado o ano de ouro para o clube. No futebol, o time inesquecível de Zico, Leandro, Júnior, Andrade e Adílio ganhou tudo, do Estadual ao Mundial, mas passando pela histórica Copa Libertadores.
O que pouca gente sabe é que o Flamengo foi campeão sul-americano em outro esporte naquele mesmo ano de 1981. Campeão Brasileiro de vôlei deminino em 1978 e 1980, o time comandado pelo técnico Ênio Figueiredo foi para Sucre, na Bolívia, pois foi lá que conquistou seu primeiro e até hoje único título continental.
Leia Mais: Flamengo lamenta morte da voleibolista Isabel Salgado, revelada pelo clube nos anos 70
Naquele time, a craque vestia a camisa sete ao invés da dez vestida por Zico, no futebol. Isabel, falecida nesta quarta-feira (16), era a estrela daquela geração vencedora. Na final, o Flamengo venceu e frustrou o Fluminense, pois o tricolor buscava o pentacampeonato seguido.
Além do gostinho de vencer o eterno rival no clássico mais famoso do mundo, o Flamengo se vingou do vice-campeonato sofrido em 1979, no Rio de Janeiro. Outra semelhança entre Isabel e os craques do time de futebol é o fato de que ela também foi formada nas divisões de base do Rubro-Negro.
Isabel foi cria das divisões de base do Flamengo
Depois de se destacar nos jogos de vôlei do seu colégio na zona sul do Rio de Janeiro, Isabel foi treinar no Flamengo, onde ficou por muitos anos. Aos 16 anos, já atuava no time profissional, mas também jogava na Seleção Brasileira juvenil. Em 1978, com 18 anos, conquistou o primeiro título brasileiro. Um ano depois, bateu na trave no Sul-americano, pois perdeu para o Fluminense.
Em 1980, ano em que o Flamengo venceu seu primeiro Brasileiro no futebol, Isabel comandou a campanha do bicampeonato nacional no vôlei feminino. Esse título credenciou o Flamengo a voltar ao sul-americano um ano depois, do mesmo jeito que o time de Zico foi jogar a Libertadores 1981.
Depois de brilhar no Flamengo, Isabel foi brilhar em outras nove equipes brasileiras. Fez longa carreira na Seleção Brasileira, onde disputou as Olimpíadas de 1980 e 1984. Ao se aposentar das quadras, foi jogar no vôlei de praia, onde também teve carreira vitoriosa. Isabel voltou ao Flamengo no fim da década de 1990, como treinadora em 1999 e 2000.