Após mais de um mês da estreia, Paulo Sousa chega a seu décimo jogo à frente do Flamengo. O próximo compromisso será contra o Vasco, às 20h, no Maracanã. Até agora, o Mister coleciona sete vitórias, dois empates e uma derrota, ou seja, um aproveitamento de 76,6%. Além disso, nessas dez partidas, o português também já mostra com quem deve contar nessa temporada.
Uma das maiores características do português é rodar bastante o elenco. Logo, a maioria dos jogadores tem atuado em campo. No entanto, já é possível observar algumas preferências do treinador. De acordo com o levantamento do ge, o time com mais minutagem do técnico é o seguinte: Hugo, Fabrício Bruno, David Luiz e Léo Pereira; Filipe Luís, Gomes, Arão e Everton Ribeiro; Arrascaeta, Gabigol e Pedro.
Leia mais: Após reclamações de torcedores do Flamengo, Vasco divulga nota sobre ingressos para o clássico
Contudo, esse time não deve ser o mais utilizado por Paulo Sousa. Afinal, não conta com Bruno Henrique (sofreu com lesão no começo da temporada) e com nenhum lateral-direito de ofício. Essa posição, inclusive, é uma das mais disputadas do elenco atual.
Hoje, o Rubro-Negro conta com Matheuzinho, Rodinei e Isla na posição. O chileno perdeu espaço com Paulo Sousa e teve um desgaste interno após pedir para não jogar devido a sintomas gripais e postar vídeos em uma festa no mesmo dia. Entretanto, o veterano voltou a ganhar oportunidades no jogo contra o Bangu e deu uma assistência.
Leia mais: Com retorno de volantes e desfalque na zaga, Flamengo divulga relacionados contra o Vasco
Enquanto isso, Matheuzinho e Rodinei são os laterais-direito que mais atuarem na Era Paulo Sousa. O camisa 22 esteve em campo em seis oportunidades, sendo duas vindo do banco. O lateral foi titular na final da Supercopa do Brasil e no clássico contra o Fluminense. Já Matheuzinho atuou em sete confrontos, vindo duas da reserva.
Laterais-esquerdo do Flamengo são os menos utilizados
Po outro lado, Paulo Sousa aparenta já ter decidido o futuro das peças da lateral-esquerda. Atualmente, o Flamengo tem Filipe Luís, Renê e Ramon na posição. No entanto, somente o camisa 16 vem atuando com o português.
Renê atuou somente 139 minutos em três partidas, enquanto Ramon sequer entrou em campo. Os dois nem foram relacionados para o Clássico de Milhões, nesta quarta-feira. O Garoto do Ninho foi relacionado somente em quatro oportunidades nesta temporada.
Leia mais: Com 44 gols, Arrascaeta pode fechar o ano como maior artilheiro estrangeiro do Flamengo no século
Os dois jogadores já foram especulados para deixar o Flamengo nos últimos. Renê chegou a negociar com a equipe paulista em janeiro, mas o negócio não deu certo. Ramon, por sua vez, também recebeu sondagens de clubes europeus no começo do ano. Aliás, Paulo Sousa chegou a explicar a situação do jovem após a partida contra o Resende.
“Ramon era pra iniciar o carioca com o sub-20, teve uma lesão e não pôde iniciar. Ele tem tido mais dificuldades para encontrar esse espaço. Ele tem que entender o jogo, os timings certos, decidir o jogo com bons cruzamentos, é algo que estamos trabalhando com ele”, explicou o técnico.
Nação pede negociação dos jogadores
Até por isso, muitos torcedores pediram a saída de Ramon e Renê do Flamengo. Alguns defendem até um empréstimo da promessa. Assim, seria possível lapidar o jovem em outra equipe para atuar no Rubro-Negro no futuro. Já Renê, de 29 anos, tem sua saída pedida definitivamente do clube.
Vale lembrar que Renê era reserva imediato de Filipe Luís desde a Era Jorge Jesus. No entanto, após a chegada de Renato Gaúcho, Ramon passou a disputar o posto de substituto do camisa 16. Com a mudança de esquema tática de Paulo Sousa, Filipe Luís atua como um zagueiro pela esquerda e, assim, Léo Pereira vem sendo o jogador preferido do português para ocupar a posição na ausência de Filipe Luís.
Nas partidas em que foi utilizado, Renê atuou como um ala-esquerda. No entanto, nesse setor do campo, o lateral conta com a concorrência de Everton Ribeiro, Lázaro, Bruno Henrique e Marinho. Sendo assim, o jogador tem poucas oportunidades e, dentre os que entraram em campo, é o penúltimo jogador com menor minutagem do elenco — atrás somente de Matheus França, que estreou contra o Bangu.