MRN Informação | Bruno Guedes – Na última semana uma polêmica dominou os programas esportivos. O trabalho do técnico do Palmeiras Abel Ferreira é tão bom quanto foi o de Jorge Jesus no Flamengo? O Mundo Rubro Negro entrou na discussão e traz alguns números comparativos. Os dados foram gentilmente cedidos pelo sofascore.com.
LEIA MAIS: Ninho do Urubu ganha refletores e poderá ter treinos noturnos
Abel chegou ao Palmeiras no fim de outubro de 2020. Portanto, foram até o momento cerca de pouco mais de quatro meses de trabalho. Nesse tempo são 36 jogos. Este será exatamente o recorte para comparativo com o compatriota que atualmente treina o Benfica.
O treinador do Alviverde teve até agora 18 vitórias, oito derrotas e 10 empates. Seu aproveitamento é de 59.3%. Com esta mesma quantidade de jogos, Jorge Jesus teve 26 vitórias, duas derrotas e oito empates. Ao todo, 79.6% de aproveitamento. Números que mostram como o Mister conseguiu um desempenho superior.
No período, Abel e Jesus conquistaram a mesma quantidade de títulos: dois. Mas, ao contrário do ex-rubro-negro, Ferreira disputou mais competições: quatro. Jorge esteve no Campeonato Brasileiro, Copa do Brasil e Copa Libertadores. Abel, além dessas três, teve o Mundial de Clubes, onde saiu derrotado.
Entretanto, é na quantidade de gols, que aparece a maior diferença. Enquanto o Flamengo de Jesus anotou 80, média de 2,2 por jogo, o Palmeiras de Abel marcou 54, ou 1,5 por partida. O Rubro-Negro teve 118 grandes chances para marcar, enquanto o Porco 72.
Além disso, Gabigol e sua turma precisaram de menos chutes a gol para balançar as redes. Cerca de 5,0 por partida. Já o time paulistano 6,5 em média para estufar o gol adversário. Assim, o Palmeiras acabou precisando de mais chutes até alterar o placar.
Defesas de Jorge Jesus e Abel Ferreira em destaque
Apesar dos números diferentes, há ponto de convergência entre os dois treinadores: a defesa. Ambos conseguiram criar sistemas defensivos equilibrados e que dessem sustentação ao time como um todo. Neste aspecto, os dados são parecidos. Entretanto, o palmeirense leva ligeira vantagem.
O Palmeiras sofreu 25 gols nestes 36 jogos, contra 30 sofridos pelo Flamengo. A boa defesa Alviverde concedeu um gol a cada 12,6 chutes do adversário. Já o Rubro-Negro concedia a cada 8,5 arremates rivais. Mas, no que tange a quantidade de derrotas, O Mais Querido teve apenas duas. Já o palestrino, como citado, oito.
Contudo, neste mesmo período, Jesus precisou reconstruir a equipe com a chegada de novos jogadores, como Filipe Luís, Gérson e Rafinha. Ao contrário de Abel que contou com uma base.
Jorge Jesus teve passagem histórica pelo Flamengo durante quase um ano. Ao todo, foram cinco conquistas e apenas quatro derrotas. Assim, em 57 partidas, Jesus obteve 43 vitórias e 10 empates.