Respeito pela bola. Os times de Jorge Sampaoli são conhecidos pela alta intensidade e pelo gosto de jogar futebol com a bola nos pés. O treinador argentino prioriza a posse de bola, e em pouco tempo, o time do Flamengo já mostra características do seu novo treinador. No entanto, há um fator que prejudica a ideia de jogo: os gramados.
Nessa quarta-feira (26), o Flamengo atropelou o Maringá e goleou o time paranaense por 8 a 2, pelo jogo de volta da terceira fase da Copa do Brasil. Após a partida, Jorge Sampaoli conversou com jornalistas em entrevista coletiva e criticou o gramado do Maracanã. Segundo o treinador, a diferença do futebol brasileiro para o resto do mundo é a qualidade dos campos.
Leia mais: Na briga pelos 3 títulos: Veja os próximos jogos do Flamengo
“A diferença do futebol mundial para o Brasil é a importância do gramado. Falei na Europa, na França, na Espanha, que o torneio mais interessante que dirigi foi o Brasileirão. Porque é o mais competitivo. Só que o terreno de jogo não está à altura do futebol brasileiro. O próximo passo para melhorar o futebol desse país é dar atenção ao gramado”, afirmou o treinador do Flamengo.
Alvo constante de críticas, o gramado do Maracanã tem sofrido ainda mais nas últimas semanas. Isso porque além de Flamengo e Fluminense, que são administradores do estádio, o Vasco também utilizou o Maracanã no último final de semana, contra o Palmeiras. Com a sequência de jogos, o gramado não teve tempo de recuperação.
Além de Jorge Sampaoli: gramado do Maracanã recebeu críticas após Vasco x Palmeiras
Jorge Sampaoli não foi o único que reclamou do estado do gramado do Maracanã. Após a partida no último domingo, entre Vasco e Palmeiras, o auxiliar de Abel Ferreira, João Martins, afirmou em entrevista coletiva que é impossível ter qualidade de jogo em um gramado “fraco” como o do estádio:
“Não só atrapalha, como atrapalha muito. Só quem está nisso todos os dias é que sabe que o gramado é essencial, é impossível ter qualidade de jogo sem um gramado em condições. Que pelo menos colocassem água no campo, mas nem isso fizeram, sem a bola andar é impossível jogar um jogo de futebol”, afirmou.
O profissional do Palmeiras completou: “O futebol é um espetáculo, para ter um espetáculo é preciso ter bons intervenientes, boas condições para isso. Maracanã tem tudo, uma torcida fantástica, um estádio dos melhores do mundo, mas infelizmente o importante, que é onde se joga, o gramado é muito fraco”.