Atual treinador do Flamengo, o argentino Jorge Sampaoli publicou em seus stories no Instagram uma foto parabenizando a Universidad de Chile. O clube completou 95 anos nesta quarta-feira (24). Na LaU, o comandante do Mengão ganhou projeção na carreira, fazendo um grande trabalho de 2011 a 2012.
Ao todo, em duas temporadas, Sampaoli na Universidad conquistou a Copa Sul-Americana no ano de 2011. Além disso, o torneio Apertura e Clausura da Liga Chilena do mesmo ano. Já em 2012, só veio o título do Apertura nacional, já que no meio da temporada, recebeu um convite da Seleção Chilena e deixou a Universidad.
Leia também: Diretor do Atlético-MG abre o jogo sobre negociação do Flamengo por Allan
Em 2011, LaU de Jorge Sampaoli ‘humilhou’ o Flamengo
Nas oitavas de finais da Sul-Americana, o então badalado Flamengo de Ronaldinho Gaúcho e Thiago Neves recebeu no jogo de ida, no Engenhão, a Universidad de Chile de Sampaoli. Entretanto, o que poucos esperavam aconteceu. Dentro do gramado, o Fla de Luxemburgo foi surpreendido e goleado por 4 a 0. Sendo assim, na volta, Luxa mandou a equipe reserva do Mengão para território chileno e só perdeu por 1 a 0.
Na sequência, a Universidad venceu o Arsenal de Sarandí, da Argentina, por 5 a 1 no agregado e conseguiu também tranquilamente a vaga nas semifinais contra o Vasco da Gama. Diante o maior rival do Mengão, a LaU empatou em São Januário em 1 a 1, mas venceu de forma soberana no Chile por 2 a 0. Por fim, na grande decisão, foi campeão de forma tranquila contra a LDU: 1 a 0 na ida e 3 a 0 na volta.
Em seguida, Sampaoli treinou a Seleção Chilena, Sevilla, Santos, Atlético-MG e Olympique-FRA, até chegar ao Flamengo em 2023.