Neste sábado (11), Real Madrid e Valencia se enfrentam pela La Liga. O duelo no Santiago Bernabéu marca o primeiro encontro de Vini Jr com o adversário após o caso de racismo que ganhou destaque universal em maio. Para anunciar o embate, o jornal espanhol Marca fez uma capa inacreditável.
Com uma foto de Vini Jr em destaque, o veículo colocou a frase “Que só se hable de fútbol” (em português “Que só se fale sobre futebol”). Uma clara alusão e provocação ao episódio que ocorreu no último Real Madrid x Valencia, ainda na temporada passada.
Leia mais: Torcida do Flamengo mostra com Endrick como rivais deveriam ter tratado Vini Jr., diz Rodrigo Mattos
Em maio, Vini Jr sofreu seu estopim na Espanha. Depois de meses convivendo com casos escancarados de racismo, o cria do Flamengo ficou inconformado com mais uma situação lamentável. Em um jogo no Mestalla, casa do Valencia, Vinícius ouviu novamente gritos de “macaco”. O craque tentou alertar o árbitro da partida, que praticamente ignorou a denúncia de Vini, mesmo com tamanha gravidade.
Em seguida, o brasileiro foi expulso de campo injustamente. Vini Jr se envolveu em uma briga, e o atacante do Valencia, Hugo Duro, aplicou um mata-leão no jogador. O jogador do Real Madrid revidou a agressão aplicando um soco no adversário. Ironicamente, a arbitragem ignorou o mata-leão na análise e expulsou Vinícius pelo soco em Hugo.
A repercussão do caso
O caso teve repercussão mundial e em todas as esferas. A injustiça sofrida por Vini Jr chegou aos políticos de grande relevância, como o presidente Lula. O líder brasileiro prestou solidariedade ao craque mais de uma vez. Além disso, diversas torcidas ao redor do mundo se comoveram com o episódio e prestaram homenagens a Vinícius. A torcida do Flamengo foi uma delas.
Após seis meses do ocorrido, Vini Jr volta a campo contra o Valencia. A boa notícia é que o Camisa 7 jogará com sua torcida a seu favor, no Santiago Bernabéu. O Real Madrid joga neste sábado (11), às 17h, em busca da liderança na La Liga.
Valencia fez nota atacando Vini Jr
Próximo adversário de Vinícius, o Valencia fez uma nota absurda atacando o jogador recentemente. Em outubro, Vini Jr participou de audiência na Espanha, que investiga o caso de racismo no Mestalla. Mas o clube desaprovou o depoimento do atacante no tribunal.
Ao invés de lamentar todo o caso, o Valencia pediu uma retratação de Vinícius. Isso porque o brasileiro citou em sua fala que escutou todo o estádio o chamar de “macaco”. É possível ver em alguns vídeos do dia do caso os gritos racistas em uma espécie de coro. O Valencia nega o fato. Confira trecho da nota:
“Face à informação publicada sobre a alegada declaração prestada em tribunal pelo jogador de futebol Vinicius Jr., afirmando que todo o Estádio Mestalla lhe lançou insultos racistas no jogo entre Valencia CF e Real Madrid CF na temporada passada, o Clube deseja manifestar a sua surpresa, rejeição e indignação.
Como o próprio treinador Carlo Ancelotti reconheceu publicamente, em nenhum caso o comportamento pode ser generalizado a todo o Estádio Mestalla.
O Clube tem plena consciência da gravidade deste assunto. O racismo não tem lugar no futebol nem na sociedade, mas não pode ser combatido com falácias ou mentiras infundadas. Esta questão exige o envolvimento de todos, e o Valencia CF entende que deve ser escrupulosamente preciso e responsável neste tipo de manifestações.”
Siga o MRN no X/Twitter, Threads, BlueSky e no Instagram.
Contribua com a independência do nosso trabalho: seja apoiador.
- Últimas notícias do Flamengo: Libertadores 2019, crias vencendo e reforços
- De La Cruz ironiza rumores de insatisfação no Flamengo: ‘Muito triste’
- Boavista anuncia contratação de campeão pelo Flamengo em 2009
- Destino de Gabigol, Cruzeiro fica com o vice da Sul-Americana
- Pulgar não terá contrato renovado pela atual gestão