O “Hürriyet”, um dos principais jornais da Turquia, disse que o Flamengo fez uma proposta de 7 milhões de euros ao Galatasaray pelos direitos econômicos do atacante alemão Lukas Podolski, que construiu uma relação de proximidade com a torcida do clube desde a sua passagem pelo Brasil na Copa do Mundo de 2014.
Segundo o “Hürriyet”, a Adidas, patrocinadora do Flamengo e do atleta, estaria por trás da operação como parte de um esforço para ampliar a venda de camisas do clube fora do Brasil.
No aniversário do Flamengo, o Twitter oficial do clube causou expectativa na torcida. Depois que Podolski postou uma mensagem vestindo o manto e parabenizando o Flamengo, o Twitter rubro-negro postou a seguinte enquete:
Você acha que o Podolski tem a cara do Flamengo? Se fosse você eu responderia #Fla121
— Flamengo (@Flamengo) 15 de novembro de 2016
Na ocasião, dirigentes do clube se prontificaram a esclarecer que não havia nenhuma negociação em curso com o jogador alemão. Podolski se tornou um sonho de consumo de parte dos rubro-negros depois que começou a desfilar com o manto e postar mensagens para a torcida durante e após a Copa do Mundo – ele posou com a taça e viajou para a Alemanha após o título usando a camisa que lhe foi presenteada por André Santos, então no Flamengo e ex-colega do alemão no Arsenal.
O comentarista Mauro Cezar Pereira, da ESPN, que costuma estar bem informado sobre as negociações do Flamengo, porém, esfriou os ânimos da torcida no Twitter sobre a possibilidade de uma negociação com Podolski:
€ 5 milhões livres por ano queria o decadente Lucas Podolski, lá atras, para jogar no Flamengo. Em suma: negociação sequer começou
— Mauro Cezar (@MauroCezarESPN) 31 de dezembro de 2016
Além de €5 milhões/ano, Podolski pediu privilégios ao Fla. Contrato na Turquia lhe permite dormir na Alemanha 2 vezes por semana,por exemplo
— Mauro Cezar (@MauroCezarESPN) 31 de dezembro de 2016
Para não ficar dúvida alguma: pelo que apurei o Flamengo apenas sondou Podolski, mas diante da pedida surreal do alemão sequer negociou.
— Mauro Cezar (@MauroCezarESPN) 31 de dezembro de 2016
Caso efetivamente se interessasse por Podolski, o Flamengo enfrentaria ainda uma concorrência de peso: o Beijing Guoan, da China, teria feito também uma proposta pelo atacante campeão do mundo. Desde a temporada 2015/16, Podolski disputou 42 jogos pelo Galatasaray e marcou 19 gols. Ele se despediu da seleção alemã após a disputa da Euro deste ano.