O Flamengo tem quatro meses para definir o futuro de cinco jogadores do elenco profissional, que possuem contrato até o fim deste ano. Nesse sentido, a jornalista Raísa Simplicio revelou os planos da diretoria rubro-negra para Filipe Luís, Rodrigo Caio, David Luiz, Everton Ribeiro e Bruno Henrique.
De acordo com a jornalista, o Flamengo pretende resolver a situação de todos eles somente após a final da Copa do Brasil. O Rubro-Negro está focado na decisão, que pode resultar em até R$ 70 milhões aos cofres do clube em caso de título. Em seguida, discutirá o futuro desses atletas.
Leia mais: Flamengo encontra entrave financeiro na renovação de Gabigol
Filipe Luís
Apesar de estar sendo bastante utilizado por Jorge Sampaoli, o entendimento da diretoria com Filipe Luís é de fim de ciclo. O lateral, que completou 38 anos recentemente, já não consegue engatar uma sequência de jogos sem apresentar problema físico. Assim, segundo Raísa, o Flamengo não pretende renovar com Filipe Luís. O jogador já confessou em outras ocasiões que se não seguisse na Gávea, se aposentaria. Ou seja, FL deve encerrar sua vitoriosa carreira como jogador de futebol ao fim de 2023.
David Luiz
Outro jogador com idade avançada, David Luiz tem uma cláusula especial ao seu favor. Isso porque, o zagueiro bateu uma meta pré-estabelecida, e tem a possibilidade de renovar seu contrato automaticamente para 2024, se assim desejar. Entretanto, o jogador e dirigentes ainda vão debater sobre o assunto. Conforme apurou a jornalista, a diretoria acredita que o casamento de David Luiz com o Flamengo também chegou ao fim, e o zagueiro não deve seguir no clube no próximo ano.
Rodrigo Caio
Sem espaço no Mais Querido, Rodrigo Caio é outro jogador que deve se despedir da Gávea ao fim do seu contrato em dezembro deste ano. O zagueiro não recebe chances de Sampaoli e, além disso, a questão física também pesa na decisão do Flamengo. Desse modo, Rodrigo não seguirá no Fla para 2024, e deve procurar um novo destino no futebol. O Cruzeiro já demonstrou interesse no defensor.
Everton Ribeiro
Já com Everton Ribeiro, o Flamengo tem interesse em manter o camisa 7 no clube. Em contrapartida, para isso, uma redução salarial precisa acontecer. Há ainda a possibilidade do vínculo se estender somente mais um ano, assim como a diretoria já fez anteriormente com outros jogadores acima dos 30 anos. No entanto, Ribeiro tem sondagens dos Emirados Árabes, onde jogava antes de acertar com o Fla. Resta, assim, saber se o capitão aceitará os novos moldes de contrato com o Rubro-Negro.
Bruno Henrique
A diretoria prepara uma proposta de renovação para Bruno Henrique, que está voando com o Manto Sagrado. De acordo com Raísa Simplício, o Flamengo quer conversar mais afundo com os agentes do camisa 27, mas só após a final da Copa do Brasil. BH, portanto, deve seguir no Flamengo em 2024.
Sistema defensivo do Flamengo deve sofrer alterações para 2024
Após resolver as situações dos jogadores em fim de contrato, o Flamengo pretende ir ao mercado da bola no final do ano para negociar alguns atletas. Esse é o caso de Pablo, por exemplo. O zagueiro não vingou na Gávea, e faz parte da lista de vendas para a próxima janela de transferências.
Em contrapartida, Léo Pereira também pode deixar o Flamengo: apesar de ser titular com Sampaoli, o defensor está na mira do futebol saudita. Ou seja, o Rubro-Negro dificilmente conseguirá segurar o camisa 4 com uma boa proposta na mesa. O único zagueiro com futuro garantido no Mengão em 2024 é Fabrício Bruno, que, inclusive, deve renovar com o Fla.