Neste domingo (8), o Brasil conseguiu feito histórico no Mundial de ginástica da Antuérpia. Na final do solo, Rebeca Andrade e Flávia Saraiva fizeram dobradinha, garantindo então a prata e o bronze, respectivamente. As atletas do Flamengo deram show no solo e encantaram o público e, até mesmo, Simone Biles, medalhista de ouro na competição. Mesmo assim, ainda tentam desmerecer os feitos do clube nas conquistas das ginastas.
Bet365 4.9 de 5 |
|
O jornalista Demétrio Vecchiolli, do blog “Olhar Olimpico”, fez uma série de tweets menosprezando o papel do Flamengo no sucesso tanto de Rebeca Andrade como de Flávia Saraiva no mundial de Ginástica. De acordo com Demétrio, as ginastas são muito bem cuidadas apesar da estrutura ruim do esporte no país. No entanto, não atribui isto ao Mais Querido, clube no qual as ginastas treinam.
Leia mais: Do ‘acabou o dinheiro’ à Rebeca: como Flamengo reviveu ginástica
“Nunca houve, no esporte olímpico brasileiro, duas atletas cuidadas tão a pão de ló quanto Flávia e Rebeca. Há anos. A estrutura do esporte brasileiro é ruim, mas tem suas exceções. E ninguém usufruiu tanto dessas exceções quanto Rebeca e Flávia. E não é por causa do Flamengo, que as revelou e sempre apostou nelas. É por causa do COB (principalmente) e da CBG. Toda a comissão é contratada do COB. Elas treinam no COB. Até apartamento era pago pelo COB (hj sinceramente não sei se é). Fla paga salário”, comentou.
Em seguida, continuou menosprezando a estrutura e tratamento do clube com Rebeca Andrade e Flávia Saraiva: “Quando eu digo que não é por causa do Flamengo, tô me referindo ao extraordinário. Ao tratamento pão de ló, o que foge da regra. O Flamengo sequer dá treino o que permite dizer que elas tem tratamento extraordinário é o que elas recebem fora do Flamengo..”, completou.
Falas de Rebeca Andrade desmentem teoria de jornalista
Ainda que o jornalista diga que o Flamengo não é importante para que Rebeca Andrade e Flávia Saraiva tivessem sucesso, falas de Rebeca desmentem tese de Demétrio Vacchioli. Em 2021, após as Olimpíadas de Tóquio, a ginasta renovou seu contrato junto a Rodolfo Landim, presidente do clube. Então, a atleta falou sobre a importância do Mais Querido para sua formação.
“Foi no Flamengo que eu consegui desenvolver todo meu talento, todo meu potencial. Aqui é minha segunda casa, então está sendo um prazer enorme. Assino (a renovação) com muito orgulho e espero continuar aqui por muitos e muitos anos”, disse Rebeca Andrade nas redes do clube.
Rebeca voltaria a enaltecer o clube em outra entrevista: “O Flamengo foi o lugar onde consegui terminar a lapidação. Cresci muito aqui dentro, as pessoas me conheceram sendo atleta daqui. Crescemos juntos, formei minha história e meu caráter. Se não fosse o Flamengo não teria alcançado o que alcancei. Sou grata por me receberem de braços abertos quando acerto e erro. Quando sofri minhas lesões sempre me deram apoio para continuar brilhando. Todos viam o potencial, a disciplina que temos para treinar. Sou muito grata”, confessou em entrevista ao próprio UOL de Demétrio.
E no final do ano passado, a atleta novamente teceu elogios ao clube, como o MRN registrou. É uma pena que aspectos clubísticos, vindos provavelmente do futebol, transborde para a análise do grande papel histórico que o Flamengo teve, tem e continuará tendo no esporte olímpico brasileiro.
Siga o MRN no X/Twitter, Threads, BlueSky e no Instagram.
Contribua com a independência do nosso trabalho: seja apoiador.
- Últimas notícias do Flamengo: Libertadores 2019, crias vencendo e reforços
- De La Cruz ironiza rumores de insatisfação no Flamengo: ‘Muito triste’
- Boavista anuncia contratação de campeão pelo Flamengo em 2009
- Destino de Gabigol, Cruzeiro fica com o vice da Sul-Americana
- Pulgar não terá contrato renovado pela atual gestão