Presidente do Flamengo, Rodolfo Landim representou o clube em reunião com a FERJ, nesta quarta-feira (21), para definir árbitro do Fla x Flu e debater o andamento do Campeonato Carioca. Após o encontro, o mandatário surpreendeu ao classificar o nível da arbitragem do Estadual como “superior à expectativa” em função de processo para formação de novo quadro de árbitros.
“Os critérios foram decididos no início do ano. Fazendo uma avaliação, ficou claro que precisaríamos ter novos quadros de árbitros no futebol carioca. E para formar essa melhoria de qualidade, a gente ia passar por aumento de quantidade e correr risco de ter problema em um jogo ou outro”, disse Landim, antes de completar:
➕: Viña destaca felicidade pela estreia e projeta temporada do Flamengo
“Mas na verdade, pelo contrário, minha percepção é que a qualidade da arbitragem nesse campeonato, na média, tem sido até superior à expectativa, tendo em vista quer vários dos árbitros são pouco rodados, com pouca experiência(…).Não tenho dúvidas que estamos no caminho certo.”
Em nove rodadas do Carioca, o Flamengo questionou a arbitragem apenas em empate com o Vasco. Isso porque o atacante David deu cotovelada em Gerson, mas recebeu só amarelo, e houve dúvidas se o goleiro Léo Jardim se adiantou para defender pênalti de Gabigol. No entanto, o VAR afirmou que não teve imagens conclusivas.
O clube que mais reclama do nível dos árbitros do Estadual é justamente o Vasco. O rival rubro-negro criticou arbitragens de empate com Bangu e derrota para o Nova Iguaçu, que resultaram em árbitros afastados pela FERJ. Dirigentes e jogadores reclamaram até mesmo do jogo contra o Fla, quando foram beneficiados.
Landim destaca pontos positivos de reunião com a FERJ
De acordo com o presidente do Flamengo, os clubes debateram possíveis ações para melhorar qualidade do produto do Campeonato Carioca. Entre os exemplos citados, ele afirmou que desejam transformar o Estadual em torneio que gere interesse e leve jogos em diferentes regiões do Brasil, algo que já acontece com o Mengão.
“Reunião ótima. A gente discutiu melhorias para o futebol carioca, o campeonato como um todo. Foi ressaltado para a imprensa a arbitragem porque é um tema importante, mas falamos de vários assuntos. De calendário, formas de levar um campeonato com melhor qualidade em todo o país, transformar um produto nacional bem visto e desejado. (…) Reunião muito boa, de construção.”
Siga o MRN no X/Twitter, Threads, BlueSky e no Instagram.
Contribua com a independência do nosso trabalho: seja apoiador.
- Errata: Chapa de Bap não entrou com representação de compra de votos de Dunshee
- ‘A vista escureceu’, relata Guilherme sobre 1º gol pelo Flamengo
- Arrascaeta inspiração, David conselheiro e Michael resenha: Guilherme revela relacionamentos no Flamengo
- Explicando o estudo de viabilidade financeira do Estádio do gasômetro elaborado pela chapa 2 – Maurício Gomes de Mattos
- Flamengo negocia renovação de Gerson com multa milionária