Destaque na base do Flamengo e com gol de título de Copa do Mundo sub-17, Lázaro sempre foi considerado uma joia dentro do clube. Com números absurdos nas categorias abaixo do profissional, o meia não conseguia mostrar nos profissionais o que o fez ser colocado na lista de promessas ao lado de nomes como Paquetá, Reinier e Vinícius Júnior.
Mas o contexto em que estava inserido não ajudava. Lázaro entrou em campo apenas 17 vezes nos dois primeiros anos no profissional do Flamengo. Apenas duas vezes como titular, sem nenhum gol. A pouca minutagem, entrando sempre no final dos jogos, e em situações ruins, não contribuía para o seu desempenho.
Leia mais: Paes fala sobre estádio e dispara: ‘Queria que o Vasco tivesse a importância do Flamengo’
Em 2021, sem espaço com Rogério Ceni, Lázaro quase saiu do Flamengo. O clube chegou a negociar com o Huddersfield, da segunda divisão da Inglaterra, e quase vendeu o Garoto do Ninho por 3 milhões de euros. No entanto, as tratativas não avançaram.
Mas nesta temporada, a subida de produção é incontestável. Com Paulo Sousa, o jovem de 20 anos teve mais oportunidades, e mostrou em campo que precisava de mais minutos. Com Dorival Júnior, Lázaro tem sido utilizado mais centralizado, potencializando suas características ofensivas. Nas últimas duas partidas que começou como titular foram dois gols.
Lázaro é o meia sub-23 com mais participações em gols
Em 2022, Lázaro, de 20 anos, é o meia sub-23 com mais gols e assistências no Brasil. Diferente dos outros anos, o meia já participou de 40 jogos na temporada, 16 como titular, com sete gols marcados e oito passes para gols. Lázaro precisa de apenas 101 minutos para participar de um gol.
Mas além dos gols e assistências, Lázaro tem se destacado em outros fundamentos. O garoto deu 29 passes decisivos, 40 chutes (21 no gol), 45 dribles certos, com 70% de acerto, e tem uma nota média de 6.86 de acordo com o aplicativo especializado SofaScore.