Diante de uma demissão cada vez mais provável de Vitor Pereira, o Flamengo já trabalha e tem vários nomes importantes sendo ventilados para o cargo, como por exemplo o de Tite, desempregado desde que seu contrato com a Seleção Brasileira se encerrou.
De acordo com especulações, o nome do ex-treinador do Corinthians é forte nos bastidores do Rubro-Negro, especialmente por um bom relacionamento que tem com Rodolfo Landim. Essa boa relação, contudo, não se estende ao torcedor flamenguista.
Tite e Landim se dão bem e estiveram próximos quando o presidente do Flamengo chefiou a delegação da Seleção Brasileira durante a Copa América em 2019. Ali, com o treinador bem empregado, não haviam possibilidades de uma mudança para o Mais Querido. Agora, quase quatro anos depois, o comandante se vê sem emprego, enquanto o cartola precisa acertar na sua escolha para colocar o clube nos eixos após o furacão Vitor Pereira.
Leia também: Jesus, Tite, Sampaoli, Coudet e Gallardo: prós e contras para o Flamengo
Desse modo, há uma possibilidade de Tite se tornar novo treinador do Flamengo. O histórico mostra que ele tem qualidade e experiência, fatores que dificilmente faria com que ele não conseguisse acertar o que tem de errado no clube nesse momento. Porém, isso por si só não é garantia de sucesso absoluto, o que passaria por títulos, é claro, e também por uma boa relação com o torcedor rubro-negro. E é nesse último ponto que reside o problema.
Tite possui algumas polêmicas com a torcida do Flamengo
Tite tem uma identificação gigantesca com o Corinthians, um dos principais rivais do Flamengo fora do Rio de Janeiro. Além disso, durante o seu período como comandante da Seleção Brasileira, ele colecionou polêmicas com a Nação e há uma rejeição considerável ao seu nome entre os flamenguistas.
Prazer em desfalcar o Flamengo
Enquanto selecionador nacional, ele desfalcou o Flamengo em uma grande quantidade de partidas importantes. Culpa, claro, dos problemas de calendarização do futebol brasileiro, mas também do bom senso de Tite. Para piorar, em várias dessas oportunidades, os jogadores do Flamengo mal foram utilizados, levando ao torcedor questionar o real motivo das convocações. Foi assim com Gabigol, Rodrigo Caio, Everton Ribeiro, Bruno Henrique e Pedro.
Além disso, em outros momentos importantes, o comandante decidiu não contar com alguns nomes que tiveram presenças constantes em suas listas, como foi o caso de Gabigol na Copa do Mundo de 2022. O caso, inclusive, levanta um parênteses do que pode ser Tite no Flamengo, já que após a não convocação do camisa 10, o mesmo endossou gritos da torcida em festa pelas ruas do Rio de Janeiro. “Ô Tite, vai se f****, o Gabigol não precisa de você”, entoou os torcedores, que ganhou apoio do atacante: “É verdade, eu já jogo em uma seleção”.
Preteriu Vini Jr. quando a Seleção mais precisava do craque
Também sobre a Copa do Mundo, houve uma polêmica envolvendo Vinícius Júnior, cria do Flamengo e convocado quase que de maneira forçada. Hoje um dos melhores do mundo, Vini foi substituído logo após intervalo na partida que culminou com a eliminação da Seleção Brasileira na última Copa. Contra a Croácia, o ponta-esquerda vinha sendo uma válvula de escape. Sua saída, portanto, não foi bem recebida por diversos torcedores, entre os quais diversos flamenguistas.
Recusas recorrentes de Tite ao Flamengo
Mas para além dessas polêmicas, existe outro fator que se sobressai. Em mais de uma oportunidade, Tite recusou ofertas para trabalhar no Flamengo. Seja antes ou após se tornar um dos principais treinadores do país, ele negou propostas do clube.
O MRN apurou que, somente na década passada, foram ao menos três recusas ao Rubro-Negro. O Flamengo de fato tentou contratar Tite em 2010, 2013 e 2014, mas esbarrou em seguidos “nãos” do treinador.
Atualmente, diz que 2023 será sabático, já tendo recusado outras propostas. Contudo, em uma entrevista em 2015, Tite havia revelado que um grande desejo é treinar uma equipe carioca. Diante da iminente demissão de Vitor Pereira, essa provavelmente será sua melhor oportunidade.
Siga o MRN no X/Twitter, Threads, BlueSky e no Instagram.
Contribua com a independência do nosso trabalho: seja apoiador.
- Últimas notícias do Flamengo: Libertadores 2019, crias vencendo e reforços
- De La Cruz ironiza rumores de insatisfação no Flamengo: ‘Muito triste’
- Boavista anuncia contratação de campeão pelo Flamengo em 2009
- Destino de Gabigol, Cruzeiro fica com o vice da Sul-Americana
- Pulgar não terá contrato renovado pela atual gestão