O ano mágico de 1981 encantou a todos, e não somente os flamenguistas. Esse é o caso, por exemplo, do inglês Steve McManaman, com passagens vitoriosas por Liverpool e Real Madrid, que se encantou pelo time comandado por Zico. Steve, inclusive, tem um Manto Sagrado autografado pelo Rei.
O inglês se recorda muito bem do show do Flamengo na final do Mundial de 1981, contra o próprio Liverpool. No entanto, Steve ainda não era jogador profissional de futebol na época, e dava os primeiros passos no esporte. Mas ainda assim, o ex-meio-campista lembra de como foi o jogo no Japão.
Leia mais: Diego detona massacre a Gabigol: ‘Não respeitam os ídolos’
“Era jovem, mas me lembro muito bem porque falei com muitos jogadores do Liverpool sobre o Flamengo, que era um time muito melhor naquela época em particular. Lembro-me de conversar com Kenny Dalglish e os jogadores sobre o jogo específico, mas, eles eram simplesmente excepcionais. Eles entenderam o torneio e as condições. Mas lembro-me de que o gramado estava muito agitado e eles simplesmente não tiveram nenhum problema. E eles ganharam com muita facilidade“, disse Steve McManaman em entrevista ao ESPN.
Em seguida, o bicampeão da Champions League com o Real Madrid comentou sobre os artigos de colecionador que tem em casa. Steve McManaman tem autógrafos de Zico e Júnior do Flamengo, assim como de Pelé.
“Tenho uma camisa do Flamengo em casa, que está autografada pelo Zico e pelo Júnior. Está na minha parede com todas as minhas outras camisas de futebol. Alguém me deu de presente há muitos anos. Zico, claro, foi um jogador futebol incrível, o famoso número 10. Ele, Júnior e Sócrates tinham um talento, que uau! Eu tenho também uma camisa do Pelé, que conheci uma vez e ele a autografou. Tenho uma coleção para meu filho mais novo, que nos próximos anos poderá ver e saber quem foram Zico, Pelé, Maradona e todos esses jogadores maravilhosos”, comentou Steve.
Steve McManaman era fã da Seleção de Zico
No entanto, não foi apenas pelo Flamengo que Steve se encantou na época. Steve McManaman também era fã da Seleção Brasileira de Telê Santana em 1982, mas que também tinha Zico como um dos protagonistas. Leandro e Júnior, assim como o Galinho, disputaram aquela Copa do Mundo.
“Essa foi a primeira vez que realmente me lembrei da Copa do Mundo. Essa foi a que ficou na minha cabeça porque eu tinha dez anos. Eu adorava futebol e vi os brasileiros em momentos realmente altos”, comentou, por fim, o ex-jogador.
Siga o MRN no X/Twitter, Threads, BlueSky e no Instagram.
Contribua com a independência do nosso trabalho: seja apoiador.
- Arrascaeta inspiração, David conselheiro e Michael resenha: Guilherme revela relacionamentos no Flamengo
- Explicando o estudo de viabilidade financeira do Estádio do gasômetro elaborado pela chapa 2 – Maurício Gomes de Mattos
- Flamengo negocia renovação de Gerson com multa milionária
- Cléber Xavier admite sobre relação de Tite e Gabigol no Flamengo: ‘Não foi harmônico’
- André Hernan atualiza negociação entre Gabigol e Cruzeiro: ‘Já está tudo pronto’