O revés por 1 a 0 para o Peñarol no Maracanã, nesta quinta-feira (19), fez o Flamengo igualar o seu maior número de derrotas em uma edição de Libertadores. Além da desvantagem nas quartas de final e fim da série invicta em casa, a partida foi a quarta no torneio desta temporada e empatou com as participações de 2002 e 2010.
O Flamengo perdeu dois jogos na fase de grupos (0 x 1 Palestino e 1 x 2 Bolívar), resultados que culminaram na segunda posição do grupo e decisões fora de casa no mata-mata. Em seguida, dessa vez nas oitavas de final, revés para o mesmo Bolívar por 1 a 0, em La Paz, e classificação pelo triunfo em casa. Mas a derrota para o Peñarol no Maracanã certamente é a pior do ano, considerando todos os torneios.
➕ Bruno Henrique crê em jogo diferente e dá a chave para virada no Uruguai
A campanha iguala o número de derrotas de 2002 e 2010, quando o Flamengo não tinha a vantagem financeira para os rivais que possui hoje. Ainda mais para os times uruguaios. Lembrando que o Peñarol ficou de fora do mata-mata da Libertadores por 13 anos por problemas financeiros e retornou nesta temporada.
Número de derrotas do Flamengo por edição de Libertadores:
A equipe foi eliminada na fase de grupos há 22 anos com a pior participação de sua história: somente uma vitória e um empate. Entretanto, até o momento, as semelhanças com a campanha de 2010 vão além do número de derrotas.
O time campeão brasileiro de 2009 não conseguiu emplacar em momento algum da competição. Foram duas derrotas na fase de grupos (2º lugar), avançou do Corinthians nas oitavas com um triunfo e um revés e perdeu o jogo da ida das quartas de final para a Universidad de Chile por 3 a 2.
A equipe liderada por Adriano Imperador venceu o jogo de volta por 2 a 1, mas acabou eliminada pelo critério de saldo de gols. Uma coincidência que, caso se repita, representará a classificação rubro-negra ou que Peñarol x Flamengo será definido nos pênaltis. Isso porque o gol fora de casa não é mais critério de desempate.
Flamengo busca 1ª vitória fora de casa para avançar na Libertadores
Perder um jogo de Libertadores no Maracanã era algo que não acontecia no Flamengo desde 2019, quando sofreu revés para o próprio Peñarol. Nesta temporada, no entanto, o fator casa se mostrava ainda mais importante. Afinal, o último triunfo rubro-negro como visitante na Libertadores foi em 2022, quando venceu o Vélez por 4 a 0 na semifinal.
Desde então, não conseguiu sequer uma vitória nos oito jogos que disputou. Foram cinco derrotas e três empates, um aproveitamento vexatório de 12,5%. Vale destacar que, sob comando de Tite, o retrospecto é de um empate e três derrotas fora de casa na competição.
Siga o MRN no X/Twitter, Threads, BlueSky e no Instagram.
Contribua com a independência do nosso trabalho: seja apoiador.
- Os detalhes da oferta de renovação que Gabigol recusou do Flamengo
- Flamengo prevê arrecadar R$ 60 milhões com inauguração do estádio
- CBF ignora reclamações e escala Daronco para Fortaleza x Flamengo
- MCP desmascara comparação ridícula entre Flamengo 2019 e Botafogo 2024
- Léo Ortiz cumpre promessa de título do Flamengo e pinta o cabelo