A briga nos bastidores pela formação da Liga de Clubes do Futebol Brasileiro segue intensa. Nesta quarta-feira (21), a Liga Forte Futebol reuniu seus membros na sede do Fluminense, no Rio, para anunciar um passo importante.
Os presidentes dos 26 clubes que formam a liga anunciaram que foi aceito por unanimidade uma proposta de um investidor americano. A proposta teve a intermediação da XP Investimentos. Não foi revelado o montante do investimento.
Leia Mais: Vidal projeta fim da carreira de jogador e planeja o futuro no futebol
A Liga Forte se opõe à Libra, que tem o Flamengo, mas também os outros times com as maiores torcidas do Brasil. Formada por 26 clubes das Séries A, B e C do futebol brasileiro, a Liga Forte faz oposição à Libra. A principal desavença é sobre a divisão dos recursos relativos às futuras vendas dos direitos de transmissão dos campeonatos.
A Liga Forte defende uma distância menor entre o clube que mais ganha e o clube que menos ganha no rateio do valor pago pelos direitos de transmissão. Em comunicado oficial, a Liga Forte mais uma vez deixou claro que não vai aceitar os patamares atuais de divisão dos recursos, pois não os considera justos.
Flamengo lidera grupo que se opõe à Liga Forte
O texto ldizia: “A LFF reafirma sua crença de que a distribuição equilibrada das receitas é o ponto de partida para criarmos uma liga forte no Brasil. O maior exemplo de sucesso do mundo é a Premier League. Lá, a diferença de receita entre o maior e o menor clube é de 1,5x.”
O texto continuou: “Não por acaso, a Liga Inglesa é a que gera maiores receitas. Por isso, teve o maior número de craques na Copa do Mundo. A Liga Forte Futebol continuará a mirar nos exemplos de sucesso, no propósito de colocar o futebol brasileiro em posição de destaque no cenário mundial.”
A Liga Forte tem como membros o ABC, Athletico-PR, Atlético-MG, América-MG, Atlético-GO, Avaí, Brusque, Chapecoense, Coritiba, Ceará, Criciúma, CRB, CSA, Cuiabá, Figueirense, Fluminense, Fortaleza, Goiás, Internacional, Juventude, Londrina, Náutico, Operário-PR, Sport, mas também Vila Nova e Tombense.