Na quarta-feira (22), o Flamengo venceu o Amazonas por 1 a 0, no segundo jogo da terceira fase da Copa do Brasil, e garantiu a classificação para as oitavas de final. Mas esse avanço de fase só foi possível graças a três jogadores que saíram do banco de reservas.
Betsul 5 de 5 |
|
A estratégia inicial adotada por Tite para a partida não funcionou. O primeiro tempo foi um marasmo, marcado por um Flamengo lento e nulo. Sem criatividade, o Fla sequer ameaçou o Amazonas, e o jogo ficou perigoso devido ao placar magro conquistado na partida de ida: 1 a 0.
➕ Luiz Araújo é eleito ‘craque da torcida’ em vitória sobre o Amazonas
Até meados do segundo tempo, a situação era a mesma. O Flamengo não conseguia ter aproximações e era incapaz de acelerar os passes para desenvolver jogadas e surpreender a defesa amazonense. Sem nenhuma perspectiva de melhora, Tite mexeu na equipe, e aí o Rubro-Negro evoluiu.
As substituições foram realizadas com cerca de 20 minutos disputados na segunda etapa. Vindos do banco de reservas, Matías Viña, Luiz Araújo e Igor Jesus mudaram a dinâmica do jogo. O atacante já criou uma boa oportunidade de gol no primeiro lance com a bola.
Viña, que não é tão vertical quanto Ayrton Lucas, mudou o esquema do lado esquerdo, dando mais inteligência e facilitando na construção das jogadas por dentro. E era justamente ali que estava Igor Jesus, preenchendo a meiuca e ajudando a desenrolar o jogo a favor do Flamengo.
Apesar das boas chegadas e das três finalizações de Luiz Araújo, o atacante não conseguiu balançar as redes, mas foi importante para dar ao time o ânimo que ele precisava. Já Viña e Igor Jesus participaram ativamente do lance do gol. O lateral-esquerdo pegou a sobra do escanteio e trabalhou com o volante, que finalizou. Pedro desviou de joelho e estufou as redes de Marcão. O Mengo fazia 1 a 0 (2 a 0 no agregado) e respirava aliviado.
Além das descrições citadas sobre as importâncias dos atletas no confronto, o vídeo abaixo mostra um compilado de jogadas nas quais os atletas vindo do banco de reservas foram determinantes para o Flamengo. Confira:
Veja as estatísticas de Igor Jesus, Luiz Araújo e Viña contra o Amazonas
Igor Jesus: 22 minutos em campo
1 assistência
100% em passes
30 ações com a bola
1 passe decisivo
1 finalização pra fora
Nota: 7.0 (Sofascore)
Luiz Araújo: 22 minutos em campo
3 finalizações
89% em passes
2 passes decisivos
32 ações com a bola
Nota: 7.8 (Sofascore)
Viña: jogou por 13 minutos
90% passes certos
50% de cruzamentos (2/1)
1 finalização ao gol
15 ações com a bola
Nota: 7.1 (Sofascore)
Siga o MRN no Twitter e no Instagram.
Contribua com a independência do nosso trabalho: seja apoiador.
- Varela ‘bate o martelo’ sobre futuro no Flamengo em 2025
- Leila Pereira volta a acusar Gabigol de tentar usar Palmeiras ‘de trampolim’
- Notícias do Flamengo: Pitta, Fortaleza e Borussia
- Os detalhes da oferta de renovação que Gabigol recusou do Flamengo
- Flamengo prevê arrecadar R$ 60 milhões com inauguração do estádio