Constância. Foi esse o termo usado por Gabigol em post comemorando a sua entrada no Top 10 dos maiores artilheiros da história do Flamengo, liderado por Zico e seguido por Dida, Henrique Frade, Pirillo e Romário. Mantendo o nível, o camisa 10 pode subir várias posições já em 2023 e, ao menos, superar o Baixinho até o fim do seu contrato atual.
Com os dois gols na vitória do Flamengo sobre o Volta Redonda, Gabigol chegou aos 142 marcados com o Mantos Sagrado, entrando para o seleto grupo. Existem divergências, mas atualmente ele está a 10 gols de se tornar o sexto maior artilheiro do clube, colando em Romário. À sua frente, estão Zizinho (146), Leônidas da Silva (148), Bebeto (150) e Jarbas (152).
Leia também: Pedro se isola como 2º maior artilheiro do Flamengo no século
Nas suas últimas quatro temporadas, Gabi tem média de 33 gols marcados por ano. Com nove em 2023, ele precisa marcar mais 24 vezes para igualar a média. Assim, batendo essa marca, o Príncipe da Gávea terminaria 2023 com 166 bolas na rede, o suficiente para entrar no Top 6 com certa folga.
Contudo, para atingir o Top 5, Gabigol vai precisar manter essa média até o final do seu contrato, que se encerra em dezembro de 2024. Isso porque essa estatística levaria a ele para os 208 gols, sendo suficiente para alcançar as 204 bolas na rede de Romário com a camisa do Flamengo. Além disso, ele empataria com Pirillo, o atual quarto colocado da lista.
Média em 2023 pode levar Gabigol a um lugar ainda mais alto no ranking de maiores artilheiros do Flamengo
O que pode ser crucial para Gabigol não só superar Romário, mas talvez entrar no Top 3, é manter a média de 2023. Nesse início de temporada, o camisa 10 conta com nove gols em oito partidas, uma média de 1,29 gol por jogo.
Manter essa média é muito difícil. Em sua melhor temporada (2021), Gabigol concluiu o ano com 0,76 gol por jogo, balançando as redes 34 vezes em 45 duelos. Porém, supondo com otimismo que o atacante mantenha média de um gol a cada partida, Gabi pode ultrapassar Henrique Frade e chegar ao posto de terceiro maior artilheiro do Flamengo.
Com média de 52 partidas por temporada, isso significaria também 52 gols marcados. Ou seja, nas duas temporadas restantes até o fim do seu atual vínculo com o Rubro-Negro, seriam mais 95 gols (descontando os nove já marcados em 2023), atingindo então 237 gols marcados.
Vale lembrar que Zico tem 508 e Dida anotou 253 gols com o Manto Sagrado. Gabi pode terminar sua passagem no Flamengo no Top 3, mas nada impede uma renovação rumo a um recorde histórico.
Siga o MRN no X/Twitter, Threads, BlueSky e no Instagram.
Contribua com a independência do nosso trabalho: seja apoiador.
- 4 ex-Flamengo conseguem acesso à Série A do Brasileirão 2025
- Flamengo sub-20 vence Santa Cruz–AC na reinauguração Arena da Floresta
- Mbappé exalta parceria com Vini Jr no Real Madrid
- Champions League das Américas: Flamengo vai sediar 1ª rodada; veja tabela
- Flamengo será julgado por briga de torcedores antes do clássico com Fluminense