Flamengo e Fluminense estão preocupados com o estado do gramado do Maracanã e 2023, pois uma possibilidade pode se concretizar. Os dois clubes formam o consórcio que administra o estádio. O sinal de alerta ligou para a possibilidade de Vasco e Botafogo fecharem seus estádios para reforma e pedirem para jogar no Maracanã.
O atual contrato de concessão do Maracanã proíbe que Flamengo e Fluminense neguem a o aluguel do Maracanã a Vasco e Botafogo. Em 2022, o Vasco foi à justiça obrigar o Consórcio a alugar o estádio em duas ocasiões de jogos da Série B do Campeonato Brasileiro, contra Cruzeiro e Sport.
Leia Mais: Galvão surpreende ao pedir Rodinei na Copa: ‘Melhor do Brasil’
Para 2023, há a possibilidade da situação se agravar. Tanto Vasco quanto Botafogo têm projetos para reformar seus estádios. São Januário tem projeto para ser modernizado, enquanto o dono da SAF do Botafogo, John Textor, pensa em tornar o estádio Nilton Santos em um estádio que cause maior pressão, inclusive com a retirada da pista de atletismo.
O Estádio Nilton Santos pertence à Prefeitura do Rio de Janeiro, mas está concedido ao Botafogo por longo prazo. De propriedade do Vasco, o histórico estádio de São Januário deve passar por amplas reformas para aumento da capacidade e modernização das instalações.
Flamengo e Fluminense: Maracanã não aguenta quatro clubes
Com dois jogos por semana em média, o gramado do Maracanã já apresenta desgaste importante. Caso Vasco e Botafogo passem a jogar lá, a tendência é que a situação se agrave. Por isso, o Consórcio do Maracanã está atento para o que vai acontecer nos próximos meses.
Flamengo e Fluminense estudam se vão participar do processo de licitação de longo prazo do Maracanã. O edital lançado há algumas semanas prevê exigências consideradas excessivas e não garante autonomia aos concessionários. O Rubro-Negro estuda também a construção de um estádio próprio na região portuária do Rio de Janeiro.