O Estádio do Maracanã dará início ao processo de plantio de sementes para um gramado de inverno no dia 5 de maio, após o confronto entre Fluminense e Junior Barranquilla, pela Copa Sul-americana. O estádio ficará inapropriado para realização de partidas até o dia 16 de maio. Com isso, o jogo entre Flamengo e Botafogo, que acontece no dia 8, mudará de local. Nesse sentido, o Flamengo deverá voltar ao Maraca somente no dia 17 de maio, quando enfrenta a Universidad Católica, pela Libertadores da América.
Leia mais: Após 13 jogos, gramado do Maracanã recebe manutenção para Flamengo x Palmeiras
O plantio da grama de inverno é recorrente em diversos estádios do país. Times como São Paulo, Internacional, Coritiba e Athletico-PR usam da grama para que seus estádios tenham melhores condições de jogo. Os procedimentos são feitos sempre na mesma fase do ano, para que o gramado fique 100% durante o período mais frio. Entre os meses de junho e julho, Flamengo e Fluminense jogarão 13 vezes no Estádio somente pelo Campeonato Brasileiro.
Etapas do plantio no Maracanã
O plantio é realizado em três etapas. Primeiramente, ocorrem os cortes verticais para retirada do excesso de materiais que se acumulam no campo. Depois, o corte é realizado para deixar o gramado sem desnivelamento. Após as duas etapas, a semente de inverno é colocada. A técnica é conhecida como overseeding. O gramado pode esperar cerca de quatro meses para ter um resultado completo. Porém, as partidas podem continuar acontecendo sem problemas.
Após a colocação das sementes, o gramado poderá ter uma mudança na coloração, contudo, isso não é um problema, após 20 dias do processo, o gramado estará em sua cor normal.
A grama de inverno tem como objetivo a melhora visual, de densidade e uniformidade do campo. Com isso, os riscos de lesões são diminuídos e o jogo flui com maior qualidade.
O gramado do Maracanã já demonstrou desgastes após a maratona de jogos realizados por Flamengo e Fluminense no estádio. O Flamengo jogou oito vezes no estádio em menos de dois meses.