A Nação não precisa provar mais nada para ninguém. Ao longo dos anos, a maior torcida do mundo já se provou muito potente nas arquibancadas. Em diversas oportunidades, os torcedores carregaram times medianos do Flamengo até vitórias, ou mesmo títulos. O reconhecimento mundial é contínuo e até suas músicas são exaltadas.
Não é qualquer clube, afinal, que possui mais de 42 milhões de torcedores. O jornal Marca, da Espanha, garantiu mais uma amostra de reconhecimento aos rubro-negros. Os estrangeiros fizeram uma matéria com os 14 melhores cantos de torcida ao redor do mundo. A música ‘Dezembro de 81’, que já se tornou clássica na segunda Era Dourada do clube, entrou na publicação.
Leia mais: Vitor Pereira diz ao jornal Marca motivo de fracasso no Flamengo
Músicas de Real Madrid, Milan e Barcelona também figuram na lista. Mas eles tentaram colocar clubes de fora da Europa. O Wydad Casablanca, do Marrocos, também está representado. Boca Juniors e River Plate aparecem. Do Brasil, apenas uma música do Palmeiras aparece ao lado do cântico rubro-negro que exalta o time de 1981.
- Glory Glory (Manchester United)
- I just can’t get enough (Celtic)
- Und wenn du das Spiel gewinnst (B. Dortmund)
- Ooh Ssh! (Besiktas)
- Cómo no te voy a querer (Real Madrid)
- Allez Paris Saint Germain! (PSG)
- No me importa lo que digan (Boca)
- Todos los domingos a la tarde yo vengo a alentarte (River Plate)
- Eu canto, eu sou Palmeiras até morrer (Palmeiras)
- Dezembro de 81 (Flamengo)
- Ser del Barça es el millor que hi ha (Barcelona)
- Atleti yo te amo contigo hasta el final (Atlético)
- Che confusione sara perche ti amo (AC Milan)
- Toujours on va gagner (Wydad de Casablanca)
Jornal Marca promove votação para descobrir qual o melhor cântico esportivo do mundo
As 14 canções selecionadas pelo Marca estão se confrontando em votação popular. Para efetuar voto na música do Mengão, basta clicar aqui e rolar a página até a listagem, abaixo dos vídeos. É possível clicar na música da torcida do Flamengo e confirmar o voto em botão ao fim da lista com os nomes das canções.
Até o momento do fechamento desta matéria, porém, a música do Mais Querido tinha apenas 1% dos votos. ‘Cómo no te voy a querer’, do Real Madrid, lidera parcialmente com 30%. Os números se dão com um total de 1192 dos votos.
Vale frisar que se trata de um portal espanhol. Por isso, a maioria dos acessos são de torcedores locais. Isso explica uma canção do Real Madrid na ponta da disputa. A música do Atlético de Madrid também aparece no Top 3, com 14%. Os milanistas invadem o pódio com 22%, na vice-liderança.
A história da música ‘Dezembro de 81’
A música foi inspirada no clássico ‘Primeiros Erros’, composição de Kiko Zambianchi. No entanto, a banda Capital Inicial que a popularizou. O flamenguista Eric Barceleiro fez a versão homenageando o título mundial de 1981 em 2012. Mas ficou esquecida durante algum tempo.
Eric teve a ideia por conta de um grupo da Nação 12, onde os torcedores podiam propor letras. Em 2017, com a frequência do time na Libertadores, a canção começou a ser entoada pela torcida organizada. Mas foi em 2019 que a música estourou de vez e passou a ser cantada por todo o Maracanã.
Isso porque o clube ficou firme na campanha pelo título da Copa Libertadores. Depois de 38 anos, a equipe voltou a levantar a taça. ‘Dezembro de 81’ serviu como um mantra para o ano histórico. O gol da virada em Lima, aliás, aconteceu quando a torcida cantava a música nos acréscimos, após o empate de Gabigol. O Camisa 10 também decidiu o tri em 2022.
Siga o MRN no X/Twitter, Threads, BlueSky e no Instagram.
Contribua com a independência do nosso trabalho: seja apoiador.
- Últimas notícias do Flamengo: Libertadores 2019, crias vencendo e reforços
- De La Cruz ironiza rumores de insatisfação no Flamengo: ‘Muito triste’
- Boavista anuncia contratação de campeão pelo Flamengo em 2009
- Destino de Gabigol, Cruzeiro fica com o vice da Sul-Americana
- Pulgar não terá contrato renovado pela atual gestão