Marcelinho Machado é, sem dúvidas, um dos maiores ídolos da história do basquete do Flamengo, se não o maior. Um dos maiores vencedores pelo clube, o eterno ídolo está completando 47 nesse 12 de abril, e o Flamengo não deixou de homenagear o craque nas redes sociais.
LEIA MAIS: Comentarista analisa chegada de Pablo e escala zaga ideal do Flamengo
“O parabéns de hoje é para o ídolo Marcelinho Machado, nosso craque que conquistou todos os títulos possíveis com o Manto. Feliz aniversário e muitas alegrias, capitão! Obrigado por tudo”, publicou o perfil de Esportes Olímpicos do Mais Querido.
Multicampeão pelo Flamengo, Marcelinho virou comentarista de basquete do SporTV depois de ter se aposentado das quadras. Ele se aposentou em 2018, depois de acumular conquistas pelo Flamengo e pela Seleção Brasileira, além de títulos e momentos marcantes por: Tijuca, Corinthians, Botafogo, Fluminense, Rimini Crabs (Itália), Cantabria (Espanha), Telemar, Uberlândia e Zalgiris Kaunas (Lituânia), completando todas as camisas que vestiu no esporte da bola laranja.
Relembre os títulos de Marcelinho pelo Flamengo
O jogador foi heptacampeão brasileiro. No entanto, seis vezes foram pelo Flamengo, e a outra, pelo Telemar. Além disso, ajudou o clube a criar a hegemonia no esporte.
O primeiro título brasileiro pelo Flamengo foi em 2008/2009, mas foi interrompido por uma sequência de três títulos do Brasília. Mas em 2012/2013, voltou a conquistar o Brasil com o Manto Sagrado, mudando o cenário do basquete do Flamengo, que venceu em sequência quatro campeonatos com a liderança de Marcelinho.
Ele também foi decacampeão carioca pelo Flamengo, mas o ano mágico do clube e de sua carreira foi 2014, com a conquista do Mundial e da Liga das Américas. Mas além dessas taças, ele também venceu a Liga Sul-Americana pelo Flamengo, complementando a tríplice de torneios internacionais pela equipe.
O Mundial de 2014
O ano mágico do basquete do Flamengo foi 2014. Isso porque o clube foi campeão da Copa Intercontinental. A final foi contra o Maccabi Electra, de Israel. Foi na HSBC Arena, no Rio de Janeiro, que o Flamengo foi campeão.
O Flamengo perdeu o primeiro jogo por três pontos: 69 a 66. No entanto, a segunda partida foi dominada pelo FlaBasquete, que venceu por 90 a 77. Com a diferença, o time levantou a taça de campeão graças ao placar agregado de 156 a 146, 10 pontos a mais que os israelenses.
O campeão seria o time que vencesse dois jogos. Caso houvesse um vencedor em cada jogo, o campeão seria quem tivesse a maior pontuação no jogo que venceu.
Mas horas antes da partida, Flamengo e Maccabi se reuniram com os organizadores do evento da FIBA. No encontro, decidiram que caso a diferença fosse de pontos fosse a mesma, o jogo iria para a prorrogação. O que não aconteceu, já que o Mais Querido venceu com sobras e confirmou o título no Rio de Janeiro.
A torcida fez uma linda festa e chegou a invadir a quadra para comemorar o título com os jogadores quando o jogo terminou.