O Flamengo comemorou duas conquistas na temporada 2022. O Rubro-Negro foi tricampeão da Libertadores e tetracampeão da Copa do Brasil. Nas duas competições, o Palmeiras foi eliminado antes que conseguisse enfrentar o Mais Querido.
No torneio continental, o Palmeiras caiu para o Athletico-PR em casa após estar vencendo por 2 a 0. Os paranaenses conseguiram achar o empate e se classificaram, pois haviam vencido por 1 a 0 em Curitiba. Na Copa do Brasil, o alviverde caiu para o São Paulo. Novamente perdeu o primeiro jogo em casa. Na volta, no Allianz parque, venceu por 2 a 1, mas perdeu nos pênaltis.
Leia Mais: Flamengo e Palmeiras voltam a se enfrentar na Supercopa e podem empatar em títulos
Eliminado das duas competições de mata-mata, o Palmeiras sobrou no campeonato brasileiro e conquistou a taça nessa quarta-feira (2), quando goleou o Fortaleza em São Paulo por 4 a 0. O Palmeiras já entrou em campo campeão, pois o Internacional havia perdido para o América-MG de tarde e , assim, não poderia mais alcançar o time paulista.
Entre os diversos comentários sobre o merecido título do Palmeiras, um chamou atenção. O jornalista Júlio Gomes falou em um dos programas do UOL Esporte: “Palmeiras é uma máquina. Flamengo teve sorte de não enfrentá-lo nas Copas. As classificações de Athletico, na Libertadores, e São Paulo, na Copa do Brasil, foram acidentais. Há contestações justas de arbitragem nos dois confrontos.”
Imediatamente, o também jornalista Mauro Cezar Pereira rebateu a afirmação, ironizando o companheiro de profissão: “Palmeiras enfrentou o Flamengo duas vezes em 2022, segurou o 0 a 0 no Rio e não venceu o time reserva em São Paulo. Foi eliminado em campo de dois mata-matas. O Júlio Gomes provavelmente sabe disso, mas deve estar precisando de notas na escolinha do Mister Snow.”
Palmeiras tem tido problemas para vencer o Flamengo
O “Mister Snow” a que Mauro Cezar se refere é provavelmente o também jornalista Milton Neves, pois o mesmo é conhecido por emitir opiniões críticas ao Flamengo. O retrospecto recente de confrontos entre Flamengo e Palmeiras mostra que o alviverde vem tendo enorme dificuldade em vencer o Rubro-Negro.
Apesar de ter vencido a final da Libertadores em 2021, por 2 a 1 na prorrogação, o Palmeiras não derrota o Flamengo em tempo normal de uma partida em qualquer competição desde 12 de novembro de 2017, quando derrotou o Mais Querido por 2 a 0 no Allianz Parque, pelo Brasileiro.
Desde então, foram sete empates e cinco vitórias do Flamengo no tempo normal. Os dois clubes voltarão a se enfrentar em 28 de janeiro, quando vão decidir a Supercopa do Brasil, jogo de abertura da temporada Brasileira entre o campeão brasileiro e o campeão da Copa do Brasil do ano anterior.