Gabigol é o goleador do Flamengo. Ídolo da torcida, ele foi o responsável por marcar duas vezes na grande final da Libertadores contra o River Plate, em 2019, nos minutos finais da partida, conseguindo a virada histórica que deu o bicampeonato ao Mais Querido do Brasil.
Na temporada 21/22, o artilheiro é segundo sul-americano que mais marcou gols em todo o mundo, incluindo a Europa, superando nomes como Messi, Suárez, Lautaro Martinez, Darwin Nunez e outras figuras importantes.
Leia Mais: Comentarista analisa chegada de Pablo e escala zaga ideal do Flamengo
Gabigol fica atrás somente de Hulk, do Atlético-MG, que foi fundamental nas conquistas do Brasileirão e da Copa do Brasil pelo clube mineiro. No entanto, perde por pouco: 40 a 36 gols. Na sequência vem Darwin Nunez, do Benfica, com 34, fechando o top-3. O levantamento foi feito primeiramente pelo Diario “As”, da Espanha. Veja a lista dos nove maiores sul-americanos goleadores na temporada:
- Hulk (Atlético-MG) – 40 gols
- Gabigol (Flamengo) – 36 gols
- Darwin Nunez (Benfica) – 34 gols
- Arthur Cabral (Fiorentina) – 29 gols
- Julian Alvarez (River Plate) – 29 gols
- Raphael Veiga (Palmeiras) – 27 gols
- Valentim Castellanos (New York City) – 27 gols
- Zampedri (U. Católica) – 27 gols
- Lautaro Martínez (Inter de Milão) – 26 gols
Vale lembrar que os números foram levantados com base no período da temporada europeia de 21/22.
Flamengo vive jejum de títulos mesmo com Gabigol artilheiro
Apesar da bela temporada de Gabigol, o Flamengo não conseguiu títulos expressivos no período. O time chegou a mais uma final de Libertadores, e assim como em 2019, Gabigol chegou a marcar o gol de empate contra o Palmeiras, mas não foi o suficiente.
O jogo foi para a prorrogação, e em uma falha de Andreas Pereira, Deyverson rouba a bola, sai cara a cara com Diego Alves e marca o gol do título dos paulistas. No Brasileirão, o time não teve gás para alcançar o Atlético-MG, e em 2022 perdeu as finais do Cariocão e da Supercopa do Brasil.