Com a ‘EuroTrip’ em curso, com os dirigentes do Flamengo fazendo ‘mochilão’ em busca de reforços pela Europa, surgem as especulações. Nesta terça-feira (15), começou a circular que o zagueiro Mina seria opção dos cartolas.
LEIA MAIS: Flamengo é um dos três únicos campeões mundiais no futebol e no basquete
Por isso, o MRN decidiu fazer um comparativo do jogador do Everton com os zagueiros que o Flamengo já possui no elenco: David Luiz, Rodrigo Caio, Gustavo Henrique, Fabrício Bruno e Léo Pereira. Não serão considerados os jovens que chegam da base, como Cleiton e Noga, que tiveram poucos minutos em campo.
Números do colombiano
Mina entrou em campo 11 vezes na temporada 21/22, mas sofreu uma lesão no último dia 8. Por isso, deve ficar fora dos gramados, pelo menos, até março. Nessas partidas, marcou um gol e tomou dois cartões amarelos.
Já na temporada passada, para se ter um âmbito mais completo, Mina jogou 29 vezes: 24 das 38 rodadas da Premier League, quatro pela FA Cup e uma vez pela EFL Cup. Foram três gols marcados e três cartões amarelos sofridos, mas nenhuma expulsão.
No entanto, Mina já jogou no Brasil, quando defendeu a camisa do Palmeiras em 2016 e 2017. Inclusive, sendo campeão brasileiro em 2016. Portanto, os números da realidade brasileira também são levados em consideração.
Na temporada 2016, o zagueiro colombiano entrou em campo 31 vezes, marcando nove gols, dando uma assistência e sendo expulso uma vez. Além disso, sofreu sete cartões amarelos. No entanto, esses números contam com o Campeonato Colombiano, antes de sua transferência para o Brasil. Excluindo os números na Colômbia, foram 21 jogos pelo Palmeiras, sete gols e uma assistência, além de quatro cartões amarelos e a expulsão.
Já em 2017, Mina jogou 22 vezes, somando Libertadores e Brasileirão. Marcou cinco gols e deu uma assistência, sofrendo seis cartões amarelos.
David Luiz
O brasileiro já enfrentou o colombiano pela Premier League em cinco oportunidades, mas Mina leva vantagem. Em três dos cinco confrontos, o colombiano não teve sua defesa vazada, na vitória por 2 a 0 sobre o Chelsea, em 18/19, e nos empates em 0 a 0 contra Chelsea e Arsenal.
A única derrota de Mina para David Luiz foi quando o Everton perdeu por 3 a 2 para o Arsenal, em 19/20. Mas a última partida, em 20/21, foi uma vitória por 2 a 1 do Everton sobre o Arsenal.
Por isso, em mais de 50% dos jogos contra o brasileiro, Mina não sofreu gols. Além disso, o colombiano foi um dos autores do gol da vitória sobre o Arsenal em 20/21.
David Luiz ainda não estreou na temporada, mas no ano passado, foram 40 jogos e dois gols, contando Brasil e Inglaterra. No entanto, com menos jogos pelo Flamengo, os dois gols foram marcados ainda pelo Arsenal.
Os números são parecidos em sua última temporada completa na Inglaterra, em 19/20. Foram 43 jogos, dois gols e uma assistência.
Rodrigo Caio
O multicampeão pelo Flamengo é mais um a ter enfrentado Mina. Ex-São Paulo, Rodrigo Caio enfrentou Mina nos tempos de Palmeiras: um jogo em 2016 e outro em 2017. No primeiro, Mina saiu vencedor por 2 a 1, mas perdeu em 2017, por 2 a 0. Ou seja, Rodrigo Caio não sofreu gols naquela partida.
Lesionado, Rodrigo Caio também não estreou em 2022 por tratamento no joelho. Mas em 20/21, foram 30 jogos e uma assistência. Além disso, sofreu nove cartões amarelos. Mas as lesões o deixaram afastado dos gramados.
Fabrício Bruno
O reforço que chega do Red Bull Bragantino estreou na vitória por 5 a 0 sobre o Nova Iguaçu e já causou boa impressão nos torcedores do Flamengo. No ano passado, jogou 57 vezes pelos paulistas, e não sofreu gols em 19 partidas. Ou seja, 33,3% dos jogos.
Fabrício formou boa dupla com Léo Ortiz, e consolidou o Bragantino como uma das melhores defesas brasileiras no ano. Por isso, o Flamengo optou por buscar o jogador no mercado, que custou R$ 15 milhões.
Léo Pereira
No Cariocão 2022, Léo jogou três partidas. No ano passado, foram 33, onde deu uma assistência, tomou cinco amarelos e foi expulso uma vez, pela Libertadores. No entanto, nunca convenceu os torcedores desde que chegou do Athletico, em 2020.
Gustavo Henrique
O zagueiro também teve seus problemas com a torcida. No entanto, também com três jogos em 2022, já marcou seu gol de cabeça contra o Nova Iguaçu.
Durante o ano passado, foram 35 jogos, marcando três gols e dando duas assistências. Além disso, tomou seis cartões amarelos.
Mina
Conclui-se que Mina se mostra forte também no ataque. Ele tem um número de gols marcados tanto no Brasil quanto na Europa, principalmente se comparado aos zagueiros do Flamengo.
Outro ponto forte é a estatura do colombiano. Ele se tornaria o segundo zagueiro mais alto do elenco, com 1,95m. Apenas Gustavo Henrique, com 1 centímetro a mais, seria mais alto que o zagueiro.
No entanto, os principais zagueiros, David Luiz e Rodrigo Caio, têm 1,89m e 1,83m, respectivamente. Léo Pereira tem a mesma altura de David Luiz, e Fabrício Bruno, 1,92m.