A pesquisa O Globo/IPEC sobre as torcidas brasileiras seguem derrubando mitos. Um dos mais duradouros dava conta de que a torcida do Flamengo seria “terceirizada”. Ou seja, a maioria dos rubro-negros torceria para o Mais Querido e para outro time, geralmente um time local.
Entretanto, o levantamento do IPEC mostra que a realidade é bem diferente. Entre as torcidas dos grandes clubes do Brasil, o Flamengo ocupa a segunda posição no ranking da fidelidade. Isto é, 81,2% dos entrevistados que se declararam flamenguistas dizendo que não têm outro time.
Leia Mais: Pesquisa aponta que torcida do Flamengo tem mais de 46 milhões de pessoas
Apenas o Grêmio, que tem sua torcida concentrada no Rio Grande do Sul, ficou acima do Flamengo. Com 90,6%, o tricolor gaúcho ostenta o posto de torcida mais fiel do Brasil. Mas claro que o Grêmio não tem a presença maciça de torcedores que o Flamengo tem longe da sua cidade de origem. Veja o gráfico de O Globo.
Por outro lado, o Palmeiras é o clube entre os de maiores torcidas do Brasil que tem o maior índice de torcedores “mistos”. Com apenas 65,5% de fidelidade, o alviverde paulista carrega esse título de torcida mais terceirizada entre os grandes do Brasil. Vasco (71,4%), São Paulo (75,6%) e Cruzeiro (75,8%) também ficaram abaixo dos 80%. O Corinthians, com 80,6%, ficou em terceiro no ranking da fidelidade.
Flamengo tem mais de 45 milhões de torcedores
A pesquisa O Globo/IPEC confirmou o Flamengo como a maior torcida do Brasil. Com 21,8%, o Rubro-Negro tem mais de 45 milhões de torcedores espalhados pelo Brasil.
A pesquisa deixou claro também que o Mais Querido é o único time realmente nacional. Na divisão entre regiões, o Flamengo lidera com folga no Nordeste e Centro-Oeste/Norte, é o segundo no sudeste (colado no Corinthians) e o quinto no Sul.