O ano de 2023 está se encerrando e os rubro-negros olham para trás desapontados. A temporada do Flamengo no futebol foi bem longe do que se esperava. Mesmo com o melhor elenco da América do Sul e as caras contratações, o Mais Querido termina o ano sem títulos e com inúmeros vexames.
Apesar do péssimo 2023 para os homens no futebol, as mulheres encantaram e salvaram o clube do desastre. Em praticamente todos os esportes do Flamengo, a categoria feminina levantou troféus. O MRN relembra as principais conquistas das mulheres no ano.
Leia mais: O forte discurso de Mariana após título do Flamengo na Copinha Feminina
Ginástica Artística
Sem dúvidas, a Ginástica Artística é motivo de muito orgulho para o Mengão. Em 2023, Rebeca Andrade voltou a ser a grande estrela no esporte. A atleta rubro-negra venceu nove medalhas ao total. No Mundial de Antuérpia, Rebeca conquistou um ouro, três pratas e um bronze.
Já no Pan-Americano, ela faturou duas medalhas de ouro e mais duas de prata. Merecidamente, Rebeca foi premiada na cerimônia do PanAm Sports na categoria “Participação de Destaque”. A ginasta concorria com todos os outros 6 mil atletas que estiveram no torneio.
Mas Rebeca Andrade não foi o único destaque do Flamengo na Ginástica de 2023. Flávia Saraiva e Jade Barbosa também faturaram medalhas. Flavinha ficou com uma prata e um bronze no Mundial, e mais quatro pratas e um bronze no Pan-Americano. Já Jade ficou com prata no Mundial e também no Pan.
Flávia Saraiva, Rebeca Andrade e Jade Barbosa já consolidaram a vaga para as Olimpíadas de Paris 2024. Além do trio, a ginasta rubro-negra Lorrane Oliveira também está com passaporte carimbado.
Natação
Outro esporte que rendeu glórias ao Flamengo em 2023 foi a Natação. Gabrielle Assis é o nome de destaque do Mengão. Primeiro, em abril, ela alcançou um feito histórico durante uma competição nos Estados Unidos. Gabi Assis quebrou o recorde mais antigo da Natação ao alcançar o tempo de 2:26.38 nos 200m de peito. A marca anterior pertencia à Carolina Mussi, feito de maio de 2009.
Já em julho, Gabi Assis ficou com o título brasileiro pelo Flamengo. Ela levou para casa os troféus de índice técnico e eficiência do Sênior. Gabrielle Assis também participou do Pan-Americano. Novamente nos 200 metros Peito, a nadadora faturou um bronze.
Judô
Rafaela Silva é o nome do Flamengo no Judô. A lutadora já começou 2023 com o pé direito. Em março, Rafaela participou do Grand Slam de Antalya, na Turquia. A rubro-negra foi campeã do torneio após derrotar Christa Deguchi, número dois do ranking mundial, na final da categoria 57kg.
Já nos Jogos Pan-Americanos, Rafaela Silva ficou com duas medalhas. Ela conseguiu seu primeiro ouro no Pan, também no 57kg, e ainda levou uma prata na disputa mista.
Futebol
Se o futebol masculino decepcionou o torcedor, o mesmo não pode se dizer quanto ao feminino. Da base ao profissional, o Flamengo levantou taças. No último final de semana, as Meninas da Gávea venceram o Botafogo por 2 a 0 para ficar com o título da Copinha Feminina. Essa foi a primeira edição do torneio para o feminino, uma conquista histórica para o Flamengo.
Em novembro, o Mengão também foi campeão estadual com o time profissional. As rubro-negras foram soberanas na primeira fase e já garantiram a Taça Guanabara. Depois, na final, também contra o Botafogo, o Flamengo venceu por 2 a 1 e levantou o Campeonato Carioca.
Nado Artístico
O Nado Artístico deu ao Fla mais uma taça em 2023. Em maio, as rubro-negras disputaram 11 provas no Campeonato Brasileiro e ganharam todas. Ou seja, o Mengão levou 11 medalhas no total apenas nessa competição.
Laura Miccuci, Gabriela Regly, Jullia Catharino, Vitoria Casale, Giovana Faria, Jaddy Milla, Ana Beatriz Nunes e Luiza Lopes fazem parte do Time Flamengo de Nado Artístico.
Da equipe rubro-negra, uma atleta foi ao Pan pela Seleção Brasileira. Laura Micucci participou da prova de dueto com Gabriela Silva nos Jogos e faturou o bronze.
Remo
Campeão em terra e mar. Em setembro, o Flamengo conquistou a importante taça da 45ª Regata a Remo da Escola Naval. Pelo feminino, o Flamengo conquistou cinco medalhas.
Na prova 5 do 4x Juvenil Feminino, só deu Mengão. O time A, B e C do Flamengo dominou o pódio. Já na prova 1x Junior B, o Mais Querido voltou ao primeiro lugar na frente de Vasco A e B. A última medalha foi garantida no 4x Aspirante, com um bronze.
Vôlei
Já considerado o clube com mais títulos no vôlei, o Flamengo só fez ampliar a sua galeria em 2023. O Mais Querido faturou o Campeonato Carioca contra o Fluminense no mês passado e chegou ao 19º título estadual.
A taça veio de forma magnífica no Tijuca Tênis Clube. O Sesc Flamengo atropelou o rival por 3 sets a 0. E a campanha do Mengão no Carioca de Vôlei foi ainda mais impressionante. Lideradas por Bernardinho, as meninas conquistaram cinco vitórias em cinco jogos, sem perder um set sequer.
Com o troféu, o Flamengo chegou confiante a Superliga Feminina. A disputa começou em novembro e o Rubro-Negro segue muito bem. O Sesc Flamengo é o terceiro na tabela, apenas três pontos atrás do líder Minas. São seis resultados positivos em sete partidas até então.
Siga o MRN no X/Twitter, Threads, BlueSky e no Instagram.
Contribua com a independência do nosso trabalho: seja apoiador.
- Flamengo anuncia férias de 4 jogadores visando Carioca de 2025
- Supercopa 2025: Botafogo está próximo de enfrentar o Flamengo
- Vojvoda escancara elogios ao Flamengo: ‘Um dos melhores do Brasil’
- Últimas notícias do Flamengo: Fortaleza, Internacional e Hugo Souza
- Flamengo não tem mais chances de ser campeão do Brasileirão