Nesta terça-feira (5), a Fifa divulgou série re regras para o Super Mundial de Clubes de 2025, que terá o Flamengo e será disputado entre junho e julho, nos Estados Unidos. A entidade anunciou o número de atletas que os 32 times poderão inscrever, regras de suspensão por cartões e critérios de desempate.
A competição funcionará como uma Copa do Mundo de clubes. O comunicado afirma que a entidade vai dividir as 32 equipes em oito grupos, quatro times em cada, “semeando e sorteando em público no sorteio, ao mesmo tempo em que pratica atividades esportivas e fatores geográficos em consideração, tanto quanto possível”.
➕ Super Mundial: regra desobriga times de ceder atletas às seleções
Times poderão inscrever 35 jogadores no Mundial de Clubes de 2025, mas apenas 26 poderão ser relacionados para os jogos. Assim como nas Copas do Mundo, o acúmulo de dois cartões amarelos resulta em suspensão. A contagem será zerada uma única vez nas quartas de final.
Cada equipe vai disputar três partidas na fase de grupos e dois os melhores avançam para a fase mata-mata. O confronto direto será o primeiro critério de desempate, seguido por saldo de gols e quantidade de gols marcados. Empate na fase eliminatória levará a classificação para a disputa de pênaltis.
A Fifa aguarda a definição do último classificado. Com a presença do Flamengo, primeiro sul-americano garantido, 31 times já estão confirmados na primeira edição do Super Mundial. Botafogo e Atlético-MG disputam a última vaga na final da Libertadores, no dia 30 de novembro. A premiação também ainda não foi divulgada.
Fifa cria janela extra para o Super Mundial
Além das regras anunciadas nesta terça e da flexibilização de liberar convocados, os times também terão um curto período extra para contratações antes do Mundial de 2025. Isso porque a Fifa instituiu uma janela de transferências de 1º a 10 de junho no próximo ano, mesmo período da Data Fifa. Assim, entende que dá a oportunidade dos times ficarem ainda mais fortes antes do torneio.
Cada equipe poderá inscrever até 35 jogadores e o mínimo é 26. O período de contratações permite, por exemplo, que clubes emprestem seus atletas para disputar a competição e se aproveitem da valorização em caso de bom desempenho.
Siga o MRN no X/Twitter, Threads, BlueSky e no Instagram.
Contribua com a independência do nosso trabalho: seja apoiador.
- Últimas notícias do Flamengo: Libertadores 2019, crias vencendo e reforços
- De La Cruz ironiza rumores de insatisfação no Flamengo: ‘Muito triste’
- Boavista anuncia contratação de campeão pelo Flamengo em 2009
- Destino de Gabigol, Cruzeiro fica com o vice da Sul-Americana
- Pulgar não terá contrato renovado pela atual gestão