Com novo formato, o Mundial de Clubes da Fifa de 2025, que já tinha Flamengo e Palmeiras classificados, ganhou a presença do Fluminense no último final de semana. Essa novidade, apelidada de “Copa do Mundo de Clubes”, será realizada a cada quatro anos e entre junho e julho.
Conforme as novas regras, os campeões da Libertadores de 2021 a 2024 terão vagas garantidas. Além disso, o Flamengo e demais classificados, esperam mais dois escolhidos pelo ranking Sul-Americano.
Leia mais: Com o Flamengo, novo Mundial de Clubes define país-sede
Com a Libertadores da forma que está, é possível que vejamos apenas brasileiros e argentinos no Super Mundial. Há, no momento, predomínio de brasileiros, que venceram as cinco últimas edições (o Flamengo duas vezes), fato nunca visto antes na história da competição.
Caso o Mundial fosse disputado com base no ranking atual, entrariam com Flamengo, Palmeiras e Fluminense, os argentinos River Plate e Boca Juniors. Na última divulgação, os “millonarios” se encontrava em primeiro, seguido de Flamengo e Palmeiras, já classificados, e o Boca logo após, em quarto.
Outros classificados
Junto aos três brasileiros, já estão classificados mais 10 clubes dos 32 participantes. São eles:
- Al-Ahly e Wydad Casablanca pela Confederação Africana de Futebol (CAF)
- Al-Hilal e Urawa Reds da Confederação Asiática de Futebol (AFC)
- Chelsea, Real Madrid e Manchester City pela União das Associações Europeias de Futebol (UEFA)
- Monterrey, Seattle Sounders e Léon pela Confederação de Futebol da América do Norte, Central e Caribe (CONCACAF)
A UEFA possui o maior número de vagas, com 12 no total. Com Chelsea e Manchester City ocupando vagas por conquistarem a Champions League, a Inglaterra já não tem mais espaço. Com Real Madrid, outro campeão europeu classificado, e o próximo vencedor do torneio (temporada 2023/24), restarão oito vagas escolhidas do ranking do continente.
Dessa forma, não podendo mais clubes ingleses, os prováveis classificados, baseado no atual ranking da UEFA, seriam: Bayern de Munique, Inter de Milão, PSG, RB Leipzig, Roma, Sevilla, Benfica e Ajax. Contudo, caso o campeão europeu seja repetido de um das últimas três edições, aumentaria para seis as vagas baseadas no ranking, abrindo espaço, hoje, para o Porto.
Além das 12 vagas da UEFA, a CONMEBOL tem seis e CONCACAF, CAF e AFC possuem quatro cada. Mais duas vagas serão preenchidas pelo ranking da Confederação de Futebol da Oceania (OFC) e pelo clube representante do país sede.
Participações do Flamengo no Mundial de Clubes da Fifa
O Flamengo participou três vezes do Campeonato Mundial de Clubes: em 1981, 2019 e em 2022, que foi realizado em 2023.
Em 1981, o Mengão venceu o Liverpool por 3 a 0 e se sagrou campeão. 38 anos depois, diante do mesmo Liverpool, aconteceu a segunda participação. O Mais Querido lutou bravamente, mas foi superado na prorrogação, sendo vice-campeão.
Na mais recente participação, o clube sequer chegou a final do Mundial, sendo derrotado pelo Al-Hilal na semifinal por 3 a 2. Entretanto, venceu a disputa de terceiro lugar em partida disputada contra o Al-Ahly, pelo placar de 4 a 2.
Siga o MRN no X/Twitter, Threads, BlueSky e no Instagram.
Contribua com a independência do nosso trabalho: seja apoiador.
- Últimas notícias do Flamengo: Libertadores 2019, crias vencendo e reforços
- De La Cruz ironiza rumores de insatisfação no Flamengo: ‘Muito triste’
- Boavista anuncia contratação de campeão pelo Flamengo em 2009
- Destino de Gabigol, Cruzeiro fica com o vice da Sul-Americana
- Pulgar não terá contrato renovado pela atual gestão