Flamengo e Bangu se enfrentam neste sábado (12), pela última rodada da Taça Guanabara, turno único do Campeonato Carioca 2022. O jogo vai marcar a volta do Rubro-Negro ao Maracanã. O estádio ficou fechado para a renovação do gramado, que agora é híbrido, misturando grama natural e artificial. Além de marcar o primeiro encontro do time e do técnico Paulo Sousa com a Nação no Maraca, o jogo desse sábado será mais um capítulo de um confronto que tem uma rica história no futebol carioca.
Flamengo e Bangu já se enfrentaram 227 vezes, com 143 vitórias do Flamengo, 51 vitórias do Bangu e 33 empates. O Rubro-Negro marcou 532 gols enquanto o clube da zona oeste do Rio fez 275 gols. Entre todos esses jogos, o MRN escolheu três partidas que entraram para a história. Prepare-se para essa viagem no tempo.
Leia Mais: Maracanã lotado! Nação esgota ingressos para Flamengo e Bangu
Flamengo 5 x 1 Bangu – Campeonato Carioca de 1915
Casa nova e título invicto. No dia 31 de outubro de 1915, o Flamengo fazia o seu primeiro jogo no Estádio da Rua Paissandu, construído em terreno cedido pela família Guinle. E a estreia não poderia ter sido mais bem sucedida.
Com menos de 20 anos de fundação, o Flamengo chegava ao seu segundo título no futebol, o primeiro invicto. E a taça foi conquistada com uma goleada de 5×1 sobre o rival suburbano. A grande estrela do jogo foi o atacante Riemer, autor de dois gols no jogo final para somar 15 em 12 jogos no campeonato.
Foram 17 anos de lutas e glórias no Estádio da Rua Paissandu. Foi lá que o Flamengo começou a montar sua enorme torcida, hoje a maior do mundo. O Flamengo jogou seu último jogo na Rua Paissandu em 25 de setembro de 1932, vencendo o Brasil(RJ) por 5×0. Em 1938, o clube inaugurou o Estádio José Ramos Padilha, na sede da Gávea.
Flamengo 0 x 3 Bangu – Final do Campeonato Carioca de 1966
O jogo do Almir Pernambuquinho e a maior briga da história do Maracanã. Em 18 de dezembro de 1966, um domingo, Fla e Bangu se encontraram em um Maracanã com mais de 140 mil pessoas para decidir o titulo. O Mengão buscava o bicampeonato e o Bangu buscava sair da fila depois de dois vices nos anos anteriores.
Almir, a grande estrela do rubro-negro, era conhecido tanto por seu futebol quanto por seu temperamento explosivo. E naquele dia os presentes veriam uma das maiores explosões da sua carreira.
Desde o início, o Bangu se mostrou superior e foi para o intervalo ganhando de 2×0, gols de Ocimar e Aladim. O terceiro veio logo depois do reinicio, com Paulo Borges.
Aos 26 minutos da etapa final, Almir resolveu que bastava e começou uma briga com Ladeira, do Bangu. Expulso, voltou ao campo e passou a distribuir socos e pontapés contra todos que vestiam vermelho e branco. A torcida do Flamengo vibrava. No fim, 9 jogadores foram expulsos e o Bangu ficou com o título. Veja as imagens no video abaixo.
Infelizmente, o temperamento de Almir contribuiu para a sua morte precoce, em 1973, aos 35 anos. O jogador foi baleado na cabeça em um bar em Copacabana ao se envolver em uma briga para tentar defender atores/bailarinos do grupo Dzi Croquetes, que estavam sendo provocados por um grupo de homens.
Flamengo 0 x 0 Bangu – Campeonato Carioca de 1985
Era um jogo de meio de tabela, em uma quinta-feira à noite, 29 de agosto, Maracanã quase vazio. Zico tinha acabado de retornar da Italia e começava a segunda fase da sua brilhante carreira no Mais Querido.
Mesmo antes do jogo, o clima era de provocações e animosidade. Dizem que Castor de Andrade, então manda-chuva do clube suburbano, teria fretado um avião para sobrevoar a Gávea com uma faixa provocando os rubro-negros.
Assim que a bola rolou, ficou claro que futebol era o que menos se veria naquela noite. Todo rubro-negro que estava vivo naquele dia não esquece a cena. Zico pegou a bola na intermediária de ataque, driblou o primeiro adversário, mas a bola adiantou um pouco. Foi ai que Marcio Nunes, um botinudo zagueiro banguense, veio voando e atingiu as duas pernas do Galinho com as travas das chuteiras.
Zico foi atingido nas canelas e sofreu uma grave torção do joelho direito, lesionando os ligamentos e o menisco. Aquele lance foi o início do período mais difícil da carreira do camisa 10 da Gávea, com diversas cirurgias e recuperações longas e árduas, que inclusive prejudicaram a participação do Galinho na Copa de 1986.
Curiosamente, Marcio Nunes encerrou a carreira aos 24 anos em 1988, após entrada violenta do zagueiro Fernando, do Vasco, que causou lesões no seu joelho direito, semelhante às que Zico havia sofrido.
E você, tem uma grande lembrança de um Flamengo x Bangu? Deixe seu comentário.