Recém promovido para a Serie A do Campeonato Brasileiro após dois anos na segunda divsão, o Vasco vive um dos piores momentos da sua história quando o assunto são os clássicos estaduais. No geral, são dez jogos seguidos sem marcar um ponto sequer cont4ra Flamengo, Fluminense e Botafogo.
Contra o Flamengo, o desequilíbrio é impressionante. Nos último 21 encontros entre os dois rivais, o Vasco venceu apenas um jogo. Em 15 de abril de 2021, pela Taça Guanabara, os vascaínos venceram por 3 a 1 o Flamengo de Rogério Ceni. No final, não adiantou nada, por o Rubro-negro terminou tricampeão estadual, mas o cruzmaltino foi jogar a Taça Rio, torneio de consolação para os clubes que não chegaram à semifinal do Carioca.
Leia Mais: CBF quer fazer mudanças de última hora nas regras do Brasileirão 2023
A sequência de 21 jogos nos leva até 2017, na Taça Guanabara daquele ano. O Flamengo venceu por 1 a 0, com gol de Diego, que hohje está aposentado. Desde então, foram 11 vitórias rubro-negras, nove empates e uma vitória vascaína.
Nos últimos seis anos, Vasco ganhou uma vez do Flamengo
No quesito gols marcados em relação aos gols sofridos, o Fllamengo também goleia. Nesses 21 jogos, o Rubro-negro marcou 30 vezes, mas concedeu apenas 16 gols. A maior goleada do período aconteceu em 17 de agosto de 2019, no Campeonato Brasileiro, quando o Mais Querido fechou o placar em 4 a 1 , com gols de Gabigol (2), Bruno Henrique e Arrascaeta.
Flamengo e Vasco voltam a se enfrentar em cinco de março, pela décima rodada da Taça Guanabara, turno único do Campeonato Carioca 2023. Será o jogo 417 na história entre os dois rivais. Naturalmente, o Flamengo tem ampla vantagem, pois venceu 159 encontros, mas perdeu 138. No quesito artilharia, nova vitória do Mais Querido, pois já marcou 547 gols e sofreu 523.