O começo de temporada não está sendo da forma que o torcedor do Flamengo sonhou. Após conquistar a Libertadores da América e a Copa do Brasil em 2022, o Rubro-Negro começou o ano de 2023 podendo levantar os troféus da Supercopa do Brasil, Mundial de Clubes e Recopa, mas o time de Vitor Pereira fracassou em todos.
Depois de perder nos pênaltis para o Independiente Del Valle e ser vice-campeão do torneio continental da Conmebol, o técnico português parafraseou Jorge Jesus: “Vou lembrar que é um trabalho que nem dois meses tem, está no início. Não é como começa, é como acaba. E eu acredito que esta equipe vai dar muitas alegrias ao torcedor”.
Leia mais: Vitor Pereira volta a reclamar do pouco tempo para treinar o Flamengo
Apesar de já ter deixado três títulos pelo caminho, o Flamengo ainda tem a chance de levantar quatro troféus em 2023. E pode se espelhar no seu maior concorrente nos últimos anos, o Palmeiras. Em 2021, o time paulista teve um começo de ano parecido com o rubro-negro, e terminou a temporada festejando.
Campeão da Libertadores de 2020, o começo de 2021 do Palmeiras de Abel Ferreira foi até pior. No Mundial de Clubes, o time paulista fez a pior campanha da história de um clube brasileiro no torneio, perdendo os dois jogos, para o Tigres, na semifinal, e para o Al Ahly, nos pênaltis na disputa de terceiro lugar.
Alento para o Flamengo: Palmeiras também perdeu Supercopa e Recopa
Posteriormente, em abril de 2020, o Palmeiras também foi vice da Recopa Sul-Americana. Após vencer o Defensa Y Justicia fora de casa, na ida, perdeu o jogo de volta no Allianz Parque, e foi viu os argentinos vencerem nos pênaltis.
Posteriormente, alguns dias depois, no torneio da CBF, o campeão foi o próprio Flamengo, na épica disputa de pênaltis realizada no Mané Garrincha, em Brasília, que acabou com Diego Alves como o grande herói da decisão.
Mas apesar do péssimo início de ano, Abel Ferreira fez valer a frase citada por Vitor Pereira, “Não é como começa, é como termina”. O Palmeiras acabou 2021 sendo campeão da Libertadores pelo segundo ano consecutivo, feito que pode ser repetido pelo Flamengo no final desta temporada.