Na manhã desta quarta-feira (5), o serviço de streaming Netflix disponibilizou em sua plataforma a série ‘Contigo, Guerrero‘. Em resumo, o conteúdo que possui seis episódios de em média 40 minutos, conta a história do caso de doping de Paolo Guerrero, ex-atacante do Flamengo.
Na ocasião, o centroavante peruano recebeu uma suspensão da FIFA por 12 meses, o que o deixaria fora da Copa do Mundo de 2018, na Rússia. A punição foi decretada pela maior entidade do futebol mundial no fim de 2017. Dessa forma, a série em tom de drama, detalha os bastidores da vida de Paolo na época. O atleta, interpretado pelo ator Nikko Ponce, era jogador do Rubro-Negro e tinha contrato com o Fla até agosto do ano posterior.
Leia também: Neto defende o Corinthians e ataca o Flamengo ao vivo; assista
O caso de doping
Após a partida contra a Argentina, válida pelas eliminatórias da Copa, o artilheiro havia testado positivo para benzoilecgonina, sustância que aparece no chá de coca. Em dezembro de 2017, Guerrero conseguiu a redução da pena junto à Fifa para seis meses. Sendo assim, foi liberado para voltar a vestir a camisa do Flamengo em maio de 2018 e posteriormente, disputar o Mundial.
”O efeito suspensivo acordado pelo Tribunal Federal em 30 de maio de 2018 é atualmente válido. Esta é válida enquanto o Tribunal Federal não autorizar outras medidas, ou até que se dite uma decisão final”, disse um porta-voz do Tribunal Federal à AFP.
Passagem de Guerrero no Flamengo
O atleta chegou ao Fla em 2015, sendo a primeira grande contratação do clube após a restruturação financeira. Na Gávea, fez parte do elenco que colocou o Flamengo nas Libertadores de 2017, 2018 e 2019. No entanto, só conseguiu ser campeão uma vez: Campeonato Carioca de 2017.
Por fim, marcou 43 gols em 115 jogos.